Agência UFC: Pesquisadores desenvolvem sistema de videomonitoramento aperfeiçoado para detectar violência usando inteligência artificial

Mais de 4.040 câmeras compõem atualmente o sistema de videomonitoramento do Ceará, o qual é integrado por 71 centrais ao redor do território cearense, conforme dados do Governo do Estado. Uma das principais estratégias para prevenir crimes e ajudar a detectar delitos, o videomonitoramento está cada vez mais presente no cotidiano das cidades, mas o intenso incremento no volume de imagens captadas desafia a eficácia do método.

Uma solução para esse problema é apresentada nos estudos desenvolvidos em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e de universidades da Coreia do Sul e do Irã.

Imagem: Sistema foi desenvolvido para ser utilizado tanto na segurança pública das cidades como na vigilância de fábricas (Imagem: Creative Commons)

Com base em inteligência artificial, o sistema é treinado para identificar tanto situações de violência quanto a presença de objetos suspeitos. Através da utilização da internet das coisas industrial (IIoT), o sistema armazena, processa, analisa e transmite as informações em tempo real, inclusive com o reconhecimento facial, de placas de carro e de outras fontes de interesse que sejam relevantes para a polícia. “Isso significa que o policial que trabalha ‘na ponta’ pode atuar mais rapidamente e de forma eficaz e eficiente”, garante o Prof. Victor Hugo C. de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, que participa da pesquisa.

O sistema foi idealizado, inicialmente, para ser aplicado à segurança pública, como uma ferramenta auxiliar e complementar àquelas utilizadas atualmente. Entretanto, o método hoje permite diversas aplicações, seja para situações em ambientes externos, como no caso da segurança pública de cidades (outdoor), seja em casos internos, como na vigilância de indústrias (indoor). O professor garante que o novo método, além de reconhecer infratores, prevenir e auxiliar na solução de crimes, pode ser utilizado como ferramenta estratégica nas tomadas de decisão de gestores da segurança pública.

Os detalhes dessa inovação são o tema da matéria desta semana da Agência UFC, o veículo de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Victor Hugo C. de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.