Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFC chega aos 50 anos fazendo história e ciência

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, completa, em 2023, 50 anos de sua fundação. Para marcar a celebração do jubileu de ouro foi realizado, nos dias 29 e 30 de junho, o Fórum do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia 50 Anos: Meio Século de Excelência em Ensino e Pesquisa.

Ao completar 50 anos de criação, o programa contabiliza a formação de 542 mestres e 161 doutores em Agronomia, na área de concentração Fitotecnia. Atualmente, 22 estudantes estão matriculados no mestrado e 28 no doutorado. Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa obteve nota 5.

Imagem: professores posam para foto

Na programação do jubileu de ouro do PPGAF, além de palestras, foram prestadas homenagens aos egressos do programa Jadilson Rubens de Castro (in memoriam), autor da primeira dissertação de mestrado; e Profª Káthia Maria Barbosa e Silva, autora da primeira tese de doutorado, bem como ao servidor técnico-administrativo da UFC e engenheiro-agrônomo, Francisco Vieira Costa Neto, e aos professores Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra e Marcos Vinícius Assunção.

Para a diretora do CCA, Profª Sônia Pinheiro Oliveira, “o Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia chega ao seu jubileu de ouro como um programa consolidado, relevante e de excelência em ensino e pesquisa. Um programa que fez e continua fazendo história e ciência”.

Ela expressa gratidão e orgulho “pelo trabalho feito pelos professores, estudantes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e bolsistas” e diz vislumbrar “um futuro no qual o programa terá ainda mais destaque na formação de profissionais e na produção científica nacional e internacional”.

A coordenadora do PPGAF, Profª Rosilene Oliveira Mesquita, primeira mulher a assumir o cargo no programa, conta que desde a criação o programa teve como missão “fomentar a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das culturas, dando ênfase à agricultura praticada na região semiárida tropical (região onde o PPGAF encontra-se inserido). Dessa forma, por meio dos cursos de mestrado e doutorado, o PPGAF busca, por excelência, a formação técnica, científica e humanística de profissionais inseridos nas ciências agrárias comprometidos com o desenvolvimento social e sustentável do País”.

A Profª Rosilene acrescenta que, “diante de tudo que foi construído, vislumbramos continuar contribuindo com a formação de recursos humanos qualificados e voltados a solucionar problemas, em especial na nossa região semiárida. Acreditamos que o PPGAF consiga se posicionar como tem feito ao longo desses 50 anos e que possa ser cada dia mais plural.”

Diz ainda que “comemorar 50 anos de dedicação à pesquisa, ao ensino e à preparação de mais pessoas dispostas a construir uma Universidade qualificada é sem dúvida motivo de orgulho. É uma grande alegria não só para o programa mas para todas as pessoas que fazem, fizeram e farão parte da UFC”.

Imagem: Professoras Sônia Oliveira, diretora do CCA; Rosilene Mesquita, coordenadora do PPGAF; e Cândida Bertinie, vice-coordenadora do programa (Foto: Acervo CCA)

HISTÓRICO – De acordo com a diretoria do CCA, na origem do PPGAF está a criação do Curso de Mestrado em Agronomia, em 3 de janeiro de 1973, pelo Departamento de Fitotecnia, e sua instalação em março do mesmo ano, em conformidade com a Resolução n° 268 do Conselho Universitário da UFC.

Já em 23 de abril de 1974, o Departamento de Fitotecnia foi indicado pela Comissão de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como centro de excelência para conduzir pesquisas na área de fitotecnia em nível de mestrado, recebendo financiamento para a realização dos vários projetos de pesquisa.

Em 1994, foi aprovada a proposta de criação do Curso de Doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

Ao longo desses 50 anos, como coordenadores do programa figuram os nomes dos seguintes professores: Diógenes Cabral do Vale, Clairton Martins do Carmo, José Albérsio Araújo Lima, Fanuel Pereira da Silva, Francisco Célio Guedes Almeida, Fernando João Montenegro Sales, Francisco Valter Vieira, Francisco Ivaldo Oliveira Melo, Francisco José Alves Fernandes Távora, Ervino Bleicher, Márcio Cleber de Medeiros de Correia, Renato Innecco, José Wagner da Silva Melo e, atualmente, Rosilene Oliveira Mesquita.

Fonte: Direção do Centro de Ciências Agrárias da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.