Unidades do Complexo Hospitalar da UFC estão entre os hospitais com alta conformidade em segurança do paciente

O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, unidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e integrantes da rede EBSERH, estão entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.

“Obter os 100% é muito mais que um número. No Complexo Hospitalar da UFC representa uma evolução ao longo dos últimos cinco anos”, ressalta Emeline Moura Lopes, chefe do Setor de Gestão da Qualidade.

Imagem: leitos em hospital recém-inaugurados

Foram analisados 21 itens, como o Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolos para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade com os protocolos de segurança do paciente.

“Significa também saber que a instituição dispende esforços para a segurança do paciente, que as ações são cuidadosamente conduzidas para avançarmos com as boas práticas relacionadas às metas internacionais para a segurança do paciente, para que sejam implementadas pelas equipes assistenciais”, observa. “Esse resultado mostra que os riscos são avaliados e que medidas preventivas são planejadas e implementadas”, destaca Emeline.

CONFORMIDADE COM INDICADORES – A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma atividade de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde 2016, para verificar a conformidade com os indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade com os requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.

Fonte: Unidade de Comunicação Regional para o Ceará da EBSERH – fone: (85) 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.