Símbolo da UFC, Concha Acústica é reinaugurada após cinco meses de reforma estrutural

Um dos equipamentos culturais mais emblemáticos da Universidade Federal do Ceará está de cara nova: foi reinaugurada, na tarde dessa terça-feira (4), a Concha Acústica da Reitoria da UFC. O local passou por uma recuperação estrutural no pavilhão auricular e reforma nos pilares e vigas das arquibancadas, além de uma revitalização envolvendo pintura do piso e troca do banner do brasão institucional.

Ao todo a obra levou cinco meses, com um valor total de R$ 550 mil. Explica Renato Guerreiro, coordenador de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra), que a execução dos trabalhos levou em conta as características da edificação. “O objetivo não foi alterar significativamente o objeto, foi mais uma recuperação. Teve uma dificuldade, pois a gente teve que fazer um estudo para o pessoal trabalhar em altura, e ainda mais nesse plano que é inclinado”, comentou.

Imagem: Concha Acústica da UFC

Destacou ainda o coordenador que foi feita toda a impermeabilização do pavilhão auricular da Concha com aplicação de manta, reinstalação de tomadas em um padrão novo, e troca de porta, cerâmica e pintura dos banheiros do equipamento cultural.

DISCURSOS – Iniciando as falas, discursou o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, que avaliou a Concha como “um símbolo para a Universidade”. Segundo Almir, o local demandava uma intervenção urgente devido ao estado de conservação. “Mesmo com todas as restrições orçamentárias, tivemos a oportunidade de mostrar que sempre há soluções aos problemas que se apresentam”, complementou.

Em seguida, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, afirmou que a entrega da Concha Acústica mostra o compromisso dos atuais gestores com a realização e conclusão de obras nesses últimos quatro anos. “Essa gestão se espelhou no exemplo deixado pelo reitor dos reitores, o Prof. Antônio Martins Filho”, declarou.

Imagem: A solenidade de reinauguração foi prestigiada pela administração superior da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Antes do descerramento oficial da placa, falou aos presentes o reitor Cândido Albuquerque, que salientou a importância da Concha Acústica para a sociedade e para a cidade. “Este é um momento muito simbólico, pois estamos devolvendo à comunidade universitária um dos maiores símbolos da Universidade, que é a Concha Acústica, um espaço plural, libertário e onde a UFC dialoga com a sociedade através de seus eventos”, pontuou.

Fazendo um retrospecto das ações de sua gestão, o reitor elogiou o envolvimento dos integrantes da administração superior e definiu o atual momento como de sensação de dever cumprido. “Nós não começamos nada que não tenhamos terminado e isso foi possível porque contamos com uma equipe de muita qualidade. Estamos deixando um legado maravilhoso e torcemos para que a Universidade continue crescendo”, afirmou.

Estiveram ainda na solenidade a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Veras Machado; a pró-reitora de Graduação, Ana Paula Ribeiro; a pró-reitora-adjunta de Graduação, Simone Borges; a pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Rogério Mâsih; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Eduardo Palheta; o chefe de gabinete do reitor, Fernando Henrique Monteiro Carvalho; o coordenador de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), José César Pontes Moreira; o docente da Faculdade de Direito Marcelo Guerra; o representante da empresa responsável pela execução dos trabalhos e o fiscal da obra, Ramon Prado e Valdênio Vieira, respectivamente.