Campus de Crateús recebe inscrições para curso on-line sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na modelagem de negócios

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), recebe inscrições, de 10 a 25 de julho, de interessados em participar do curso de extensão Explorando Práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) para Modelagem de Negócios: uma Perspectiva Fundamentada em ESG by Design, a ser ministrado pelo advogado e consultor empresarial Marcus Maida.

Imagem: O conceito de ESG, em alta no mercado, está ligado à governança ambiental, social e corporativa (Foto: divulgação)

As inscrições serão feitas por formulário eletrônico. No total, são ofertadas 60 vagas, distribuídas da seguinte forma: 20 para discentes e servidores técnico-administrativos de qualquer campus da UFC; 20 para discentes e servidores técnico-administrativos de qualquer campus da UFCA; 10 para o público externo; e 10 vagas afirmativas (destinadas a estudantes egressos da rede pública dos ensinos médio e fundamental, seguidos de candidatos de baixa renda e grupos étnico-raciais – pretos, pardos e indígenas –, especialmente nas universidades federais, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência). O critério de seleção dos classificados será por ordem de inscrição.

O curso visa compreender os principais conceitos e práticas que envolvem a aplicação de ESG (environmental, social and governance) para modelagem de negócios, explorando metodologias ativas de aprendizagem, aulas expositivas, dialogadas e práticas. Serão abordados os seguintes tópicos na iniciativa: introdução à ESG; modelagem de produtos ou serviços e estrutura do discurso; environmental (ambiental); social; governance (governança); ESG by design.

O resultado da seleção será divulgado por e-mail no dia 27 de julho. As aulas terão início no dia 5 de agosto. Já o encerramento do curso está previsto para 30 de setembro.

O curso será totalmente on-line e realizado em oito semanas. As aulas ocorrerão aos sábados, das 9h30min às 11h10min, com uma hora e 40 minutos de aula síncrona e uma hora e 20 minutos de aula assíncrona (leitura recomendada, vídeos etc.). As aulas síncronas serão transmitidas via Google Meet. Os alunos que cumprirem a carga horária mínima receberão certificado de conclusão de 24 horas de extensão.

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, do Campus da UFC em Crateús e coordenador do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação (GESID) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.