CAPES aprova criação do Doutorado Acadêmico em Artes da UFC; primeira turma terá 10 vagas
- Quarta, 12 Julho 2023 17:54
No ano em que comemora sua primeira década, o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, tem mais um motivo de celebração: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a criação do Doutorado Acadêmico em Artes do PPGArtes. O novo curso terá duas linhas de pesquisa: Arte e Pensamento: das Obras e Suas Interlocuções; e Arte e Processo de Criação: Poéticas Contemporâneas.
O coordenador do PPGArtes, Prof. Pablo Assunção, informa que o edital de seleção do doutorado ainda não tem data de lançamento marcada, mas a previsão é que a primeira turma tenha início em 2024.1, com a oferta de 10 vagas. Para ele, “a criação desse primeiro curso de Doutorado Acadêmico em Artes em Fortaleza, na UFC, tem um valor muito grande, porque colabora na construção coletiva de um projeto de futuro mais igualitário e democrático para o Ceará, para o Nordeste e para o País”.
Pablo Assunção acrescenta ainda que “é vocação de todo programa de doutorado criar quadros docentes qualificados para atuar no ensino superior, multiplicando assim novas oportunidades de formação pedagógica, desde o ensino básico até a pós-graduação. Isso significa, em última instância, consolidar a universidade em seu verdadeiro potencial, que é construir um mundo mais justo e diverso, com pessoas emancipadas e inventivas em toda parte”.
CONSOLIDAÇÃO – O PPGArtes, sob coordenação do Prof. Pablo Assumpção e vice-coordenação da Profª Thereza Rocha, conta atualmente com um corpo de 18 docentes, 64 discentes e encerrará 2023 com 128 mestres e mestras em Artes egressos do programa. A aprovação do doutorado na avaliação da equipe reflete “o reconhecimento da CAPES do processo de amadurecimento e crescimento do programa”. Na última avaliação quadrienal da pós-graduação realizada pela CAPES, o mestrado do PPGArtes já figurava entre os cursos em ascendente excelência, atingindo a nota 4 em uma escala de 1 a 7. De acordo com os coordenadores, em 2022 o programa passou a admitir anualmente 20 novos alunos de mestrado.
Em 2023, ampliou em 50% sua cota de bolsas concedidas aos mestrandos pelas três agências de fomento à pesquisa – CAPES, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). E, para o ano que vem, ampliará o corpo discente quando admitir sua primeira turma de 10 doutorandos nas mesmas linhas de pesquisa do mestrado.
No mapeamento quadrienal das três modalidades de produção intelectual, os coordenadores informam que o PPGArtes alcançou o número de 1.200 produções, dentre as quais 403 produções artísticas, 301 produções bibliográficas e 496 produções técnicas/tecnológicas. Destacam, nesse contexto, o modo como essas produções passaram a refletir de forma cada vez mais explícita a missão do programa em termos de sua inserção local e regional.
Ainda para este ano, dentro de sua missão como programa acadêmico e de ênfase regional, o PPGArtes pretende se aliar em convênio aos outros dois Programas de Pós-Graduação em Artes existentes no Ceará – o Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes), do ICA, e o Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o PPGArtes.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.