UFC inicia evento de inovação em parceria com Universidade Ben-Gurion, de Israel; programação vai até o dia 24
- Quarta, 19 Julho 2023 16:29
A Universidade Federal do Ceará deu início, na manhã desta quarta-feira (19), à mesa-redonda “Inovação como instrumento para a promoção de empresas não tecnológicas”, realizada em parceria com a Universidade Ben-Gurion (BGU), de Israel. O evento, com extensa programação, segue até o dia 24 de julho.
O objetivo é unir as experiências de Brasil e Israel para discutir inovação sob a perspectiva da chamada "baixa tecnologia" (aquela não necessariamente computacional), a partir da visão de especialistas em pesquisa acadêmica, instituições relevantes do governo, líderes empresariais e atores da inovação.
Conduzida em inglês, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFC, a mesa-redonda tem programação composta por sessões de discussão com temas de interesse para inovação tecnológica e desenvolvimento social, além de visitas guiadas com a delegação israelense que participa do evento. Ao fim, a ideia é que sejam elaboradas medidas de políticas públicas e insights para futuras pesquisas.
A comissão organizadora é formada pelos professores Augusto Albuquerque, titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Raphael Bar-El (BGU e Sapir Academic College), Miki Malul (BGU) e Mosi Rosenboim (BGU). Também participa da comissão o servidor técnico-administrativo Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER.
Dando as boas-vindas aos visitantes, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância da Universidade como promovedora do debate e desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o crescimento social, como aquelas de baixa tecnologia, buscando solucionar questões encontradas na sociedade.
“Em todas as áreas do conhecimento, a universidade pode atuar para dar soluções para os problemas que afligem a sociedade. A universidade não pode se prender na ideia de apenas ter que fazer ensino, pesquisa e extensão internamente. Ela precisa fazer isso como parte de um processo de desenvolvimento do Estado”, afirmou o reitor.
“Inovação não é só tecnologia. Há muito mais do que isso”, afirmou o Prof. Raphael Bar-El, professor emérito do Departamento de Gestão de Negócios da BGU. “O que importa para nós não é só estabelecer empresas tecnológicas, mas introduzir a inovação dentro de atividades que não são tecnológicas, para aumentar o nível de produtividade, de emprego, de renda, diminuir as desigualdades”, ressaltou.
DESAFIO DE INOVAÇÃO – Uma das atividades planejadas para o evento é a apresentação dos painéis referentes ao Desafio de Inovação UFC e BGU, desdobramento da parceria firmada no fim do ano passado entre as duas instituições, que contempla pesquisa conjunta e intercâmbio de estudantes e professores.
Nesta quinta-feira (20), apresentam seus resultados os estudantes da UFC Letícia Trajano e Gustavo Brandão, que compõem o grupo vencedor do desafio, com o projeto Solarius, focado em energia solar; e as estudantes da universidade israelense Tom Bouskila e Shaked Hillel, que ficaram em segundo lugar no desafio, com projeto em foodtech focado no aproveitamento de caju para produção de sucos com redução de açúcar.
A programação completa do evento está disponível no site da Prointer.
Fontes: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.