Procurar no portal

Hospital Universitário realiza mutirão contra câncer de cabeça e pescoço no próximo dia 31 de julho

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFC/EBSERH), realiza, no próximo dia 31 de julho, a partir das 7h30min, mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço. Serão feitos 150 atendimentos no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC (praça das Mangueiras – rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

O comparecimento ao mutirão é indicado a quem já apresenta nódulos cervicais (caroços no pescoço), rouquidão, dor ao engolir, sangramento ou algum desconforto, dor ou inflamação na cavidade oral ou nasal por mais de 15 dias. O atendimento é promovido pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do hospital. As senhas serão distribuídas para as primeiras 150 pessoas que chegarem ao local.

Imagem: Médica observando e tocando garganta de paciente mulher

A equipe do HUWC, formada por professores, médicos assistentes e residentes, vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. "Os casos suspeitos serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial e cirúrgico, se necessário, no HUWC", explica Márcio Studart, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

EXPOSIÇÃO – De 24 a 31 de julho, será realizada uma exposição com fotos de pacientes que foram submetidos à cirurgia no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC em momentos de lazer e relaxamento. A exposição tem o propósito de mostrar que é possível ter uma vida normal mesmo após o procedimento.

As fotos, com autoria de Carolina Dias, estarão expostas até 30 de julho no hall principal do prédio administrativo do hospital. No dia 31, as fotos irão para a praça das Mangueiras, como parte da programação do mutirão.

Uma das pessoas retratadas nas imagens é Regilane Garcez, estudante de Piscologia de 32 anos. Ela descobriu, com a ajuda da equipe do HUWC, um câncer ósseo raro na região da mandíbula. Foi tratada e hoje leva uma vida normal. "Sabe aquela parte do corpo que você acha fenomenal? É o que penso sobre o meu sorriso. Ele é o meu cartão- postal, tanto para emoções boas como ruins. Com a ajuda dos profissionais do HU, eu o tenho de volta, mesmo com algumas limitações", diz a estudante.

SAIBA MAIS – Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer.

O tratamento precoce é fundamental. Para orientar a população sobre a importância da prevenção, foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês. Especialistas da rede EBSERH alertam para os cuidados e tratamentos.

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes por ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de câncer nas cavidades da boca/laringe/tireoide/pele. Entre as principais causas apontadas para a incidência dessas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor.

ATENDIMENTO NO HUWC – O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio oferece quatro ambulatórios. São eles:

Segunda-feira (das 13h às 19h): Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço (responsável: Glebert Monteiro Pereira)

Quinta-feira (das 13h às 19h): Triagem em Cabeça e Pescoço (responsável: Francisco Januário Farias Pereira Filho)

Sexta-feira (das 7h às 13h): Ambulatório de Cirurgia Craniofacial (responsável: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca)

Sexta-feira (das 13h às 19h): Ambulatório de Tireoide e Paratireoide (responsável: Wellington Alves Filho)

Os pacientes recebidos nesses ambulatórios são aqueles encaminhados das unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. O hospital não dispõe de serviço de emergência.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da rede EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a rede foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300