Procurar no portal

Empresário Beto Studart é agraciado com título de doutor honoris causa da UFC

O diálogo entre a academia e o setor produtivo foi celebrado, na noite dessa quinta-feira (20), com a entrega do título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Ceará ao administrador e empresário Beto Studart. A honraria foi concedida durante sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), ocorrida no auditório da Reitoria da UFC.

Imagem: Foto do doutor honoris causa Beto Studart e o reitor Cândido Albuquerque, ambos utilizando vestes talares

Presidida pelo reitor Cândido Albuquerque, a cerimônia contou com a participação de autoridades civis, intelectuais, docentes, lideranças empresariais, familiares e amigos. A outorga da comenda foi aprovada pela Resolução nº 01 do CONSUNI, de 23 de fevereiro de 2022. O título de doutor honoris causa da UFC se agrega a outras condecorações recebidas por Beto Studart, que incluem o Troféu Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz; a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); e a Medalha Ivens Dias Branco, do Governo do Estado do Ceará.

Veja reportagem da UFCTV sobre o evento:

BIOGRAFIA – Jorge Alberto Vieira Studart Gomes nasceu em Fortaleza (CE), no dia 6 de maio de 1946. Filho do médico pneumologista Carlos Alberto Studart Gomes e de Regina Stella Vieira Studart Gomes, Beto Studart é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Exerceu os cargos de presidente da FIEC e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), tendo criado, em sua gestão, o Observatório da Indústria e o programa das Rotas Estratégicas de Desenvolvimento, além de ter estruturado o Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (COINTEC).

Por 40 anos, dirigiu a AGRIPEC, indústria de produção de defensivos agrícolas, e fundou o Grupo BSPAR, com atuação nos segmentos de construção civil, mercado imobiliário, finanças corporativas e tecnologia da saúde. Ao lado da esposa, Ana Maria Studart, há quase 20 anos estabeleceu a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, que investe em projetos educativos e socioculturais voltados para crianças e jovens de baixa renda.

DISCURSOS – A saudação inicial ao novo doutor honoris causa foi feita pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque. Ele salientou que Beto Studart é considerado pelos pares “um gestor transformador, com respeito às pessoas e à sustentabilidade, preocupado com o desenvolvimento econômico e social do Ceará”. Docente do Centro de Tecnologia, Augusto relatou a valiosa experiência de aulas de campo dos estudantes de Engenharia Civil, com apoio do homenageado, realizadas no canteiro de obras do edifício BS Design, no bairro Aldeota.

“É chegada a hora de ser incluído neste panteão [de doutores honoris causa da UFC] um empreendedor. No momento em que a universidade contemporânea incorpora, aos seus tradicionais pilares de ensino, pesquisa e extensão, o empreendedorismo e a inovação, a comenda de Beto Studart consolidará na UFC esse entendimento ampliado, que há muito já é praticado nas instituições americanas, europeias e asiáticas”, comentou o pró-reitor.

Imagem: Foto do pró-reitor Augusto Albuquerque discursando no púlpito, e, ao fundo, a mesa solene do evento

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, falou o empresário Beto Studart, reproduzindo o pensamento do escritor português José Saramago (1922-2010), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. O doutor honoris causa expressou gratidão à UFC por proporcionar esse “momento grandioso” em sua vida, segundo ele, um prêmio “talvez derradeiro, pelo tempo, inesquecível, pela história”.

Dirigindo-se ao reitor Cândido Albuquerque, a quem classificou como “benfeitor da educação universitária em nosso Estado”, Beto também agradeceu ao ex-reitor da UFC, Prof. Henry Campos, pelo incentivo ao trabalho conjunto do setor produtivo, da academia e do poder público.

“Costumo atribuir minha formação à vida de empresário, cuja graduação e pós-graduação se fizeram no chão de fábrica, bem como no associativismo. Na vida empresarial, somei ao conhecimento acadêmico um saber igualmente valioso: a intuição. Sou um industrial, gosto da arte da gestão, esse é o meu métier, o meu fazer. Sei que não sou um intelectual clássico, mas uso o meu intelecto para promover ideias, talentos, encontros, transformações”, revelou.

MENSAGEM – O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, por motivos de agenda, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma nota de congratulação ao homenageado, que foi prontamente lida pela chefe do Cerimonial da UFC, Cláudia de Albuquerque Lordão.

“Mesmo a distância, não poderia registrar minha alegria com essa merecida honraria que recebe hoje. Sua trajetória de luta e de grandes realizações, tão importantes para o nosso Ceará, o credenciou a receber esse título tão significativo, ainda mais quando parte de uma instituição tão respeitada como a nossa querida Universidade Federal do Ceará”, expressou o ministro.

EMPREENDEDORISMO – O reitor Cândido Albuquerque definiu Beto Studart como “aliado de primeira hora” da UFC, “uma referência do meio empresarial brasileiro e um dos principais entusiastas de uma relação construtiva entre a academia e a iniciativa privada”. Para o dirigente máximo, a láurea oferecida demonstra um reconhecimento da Instituição à trajetória do empresário, por suas contribuições à ciência, às artes, à cultura e ao desenvolvimento econômico e social. Cândido destacou ainda que, a partir daquele instante, Beto ingressa e se eterniza na galeria de doutores honoris causa da Universidade, ao lado de Albert Sabin, Rachel de Queiroz, Juscelino Kubitschek, Aldemir Martins, Dom Aloísio Lorscheider, entre outras personalidades.

“O empreendedorismo é hoje um assunto imprescindível e inadiável na agenda da opinião pública mundial. No contexto da Quarta Revolução Industrial e das transformações pelas quais passam o mercado e a sociedade, é nosso dever conscientizar os jovens das inúmeras possibilidades que, uma vez formados no ensino superior, eles podem fundar e gerir startups, tirar ideias do papel, criar empregos qualificados e bem remunerados, produzir tecnologias e processos inovadores para então desenvolvermos plenamente a nossa economia”, afirmou o reitor.

PRESENÇAS – A solenidade teve a participação do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; dos pró-reitores da UFC Almir Bittencourt (Planejamento e Administração), Elizabeth Daher (Extensão), Rodrigo Porto (Pesquisa e Pós-Graduação), Nadja Dutra (Assuntos Estudantis), Marcus Vinícius Machado (Gestão de Pessoas) e Ana Paula de Medeiros (Graduação); dos assessores do reitor, Prof. Vianney Mesquita, Prof. Ademar Gondim e José Melinho de Lima Filho; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Prof. Sérgio Rebouças; do doutor honoris causa da UFC José Augusto Bezerra; do professor emérito da UFC e ex-presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) Tarcísio Pequeno; do superintendente do Ministério do Trabalho no Ceará, Carlos Pimentel; da desembargadora Iracema Vale, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara; do diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e ex-reitor do IFCE, Virgílio Araripe; do presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Tales de Sá Cavalcante; do presidente da Academia Cearense de Língua Portuguesa (ACLP), Reginaldo Vasconcelos; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; do presidente da construtora Mota Machado, Assis Machado; do presidente da construtora Colmeia, Otacílio Valente; do primeiro-vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; do diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (SENAI-CE), Paulo André Holanda.

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300