14 nomes da UFC aparecem em ranking de melhores cientistas do mundo

Organizado e divulgado pelo site Research.com no início de junho deste ano, o ranking Best Scientists, que tem propósito de listar os melhores cientistas de todo o mundo, conta com 14 nomes da Universidade Federal do Ceará, em oito diferentes áreas do conhecimento. Considerando instituições de todo o Brasil, são 980 no total.

O ranking classifica os nomes tanto nacional quanto internacionalmente, em cada uma das áreas. O ranqueamento é feito com base em informações coletadas em 21 de dezembro de 2022 e derivadas de dados encontrados em plataformas como OpenAlex e CrossRef, catálogos que reúnem publicações científicas do mundo inteiro.

Desse modo, a posição no ranking se baseia no índice D-index, que leva em consideração somente publicações e citações para cada área do conhecimento ranqueada individualmente (diferentemente do H-index, que leva em consideração publicações e citações em todas as disciplinas).

Imagem: A Profª Sueli Rodrigues e o Prof. Fabiano Fernandes lado a lado. Ambos usam jalecos brancos e estão em um laboratório

Veja abaixo os pesquisadores da UFC presentes na lista (a Profª Cláudia do Ó Pessoa aparece duas vezes no ranking por ter sido incluída em duas áreas):

Biology and Biochemistry (Biologia e Bioquímica)
– Sueli Rodrigues (14ª no Brasil, 6.590ª no mundo)
– Cláudia do Ó Pessoa (18ª no Brasil, 6.808ª no mundo)
– Manoel Odorico de Moraes (24º no Brasil, 7.602º no mundo)
– Benildo Sousa Cavada (59º no Brasil, 12.713º no mundo)

Chemistry (Química)
– Cláudia do Ó Pessoa (44ª no Brasil, 8.295ª no mundo)
– Fabiano André Narciso Fernandes (53º no Brasil, 9.042º no mundo)
– Luciana Rocha Barros Gonçalves (59º no Brasil, 9.629º no mundo)
– José Cleiton Sousa dos Santos (80º no Brasil, 11.683º no mundo)
– Diana Cristina Silva de Azevedo (112ª no Brasil, 14.630º no mundo)

Computer Science (Ciência da Computação)
– Victor Hugo Costa de Albuquerque (4º no Brasil, 2.593º no mundo)

Ecology and Evolution
– Sergio Rossi (70º no Brasil, 4.605º no mundo)

Environmental Sciences (Ciências Ambientais)
– Luiz Drude de Lacerda (6º no Brasil, 1.269º no mundo)

Materials Science (Cência de Materiais)
– Antônio Gomes Souza Filho (8º no Brasil, 3.095º no mundo)
– Antônio Sérgio Bezerra Sombra (44º no Brasil, 9.167º no mundo)

Microbiology (Microbiologia)
– Aldo Ângelo Moreira Lima (13º no Brasil, 1.848º no mundo)

Destaque em duas áreas da lista, a Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, acredita que a presença dos pesquisadores da UFC no ranking é um sinal da alta capacidade de produção científica da Instituição.

Imagem: A Profª Cláudia do Ó Pessoa sentada frente a um equipamento de laboratório

“É possível reconhecer que a nossa Instituição dispõe de infraestrutura e pesquisa de elevado nível internacional, comprometida com a ciência de alto impacto mundial”, pontua. A pesquisadora desenvolve estudos sobretudo na área da oncologia, no Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM).

“O reconhecimento em duas áreas tão relevantes reflete a importância da multidisciplinaridade e colaboração interinstitucional para que possamos elevar a pesquisa a um patamar de reconhecimento internacional e gerar resultados que impactam a ciência básica e aplicada, visando a inovação”, defende a Profª Cláudia do Ó Pessoa.

ESTRELAS DA CIÊNCIA – Outro ranking recém-divulgado em que também figura um destaque da UFC é o Rising Stars of Science (algo como “Estrelas Ascendentes da Ciência”), que reúne exemplos de pesquisadores jovens e bem-sucedidos que, embora estejam em início de carreira acadêmica, já causam impacto com seu trabalho.

O destaque fica por conta do Prof. José Cleiton Sousa dos Santos (ele também aparece na lista de melhores cientistas do mundo, na área de Química). No ranking Rising Stars of Science, o pesquisador surge em 1º lugar da lista nacional e 230º considerando o mundo inteiro.

O pesquisador é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC e também docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, pesquisadora da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.