UFC empossa 12 novos servidores docentes para Capital e Interior

Um clima festivo deu o tom à posse de 12 novos servidores docentes da Universidade Federal do Ceará, ocorrida na tarde desta quinta-feira (27), no auditório da Reitoria. Conduzida pelo reitor Cândido Albuquerque, a solenidade é a 39ª realizada nesta gestão, atingindo a marca de mais de 400 empossados nos últimos quatro anos.

Imagem: posse servidora Celina Oliveira

Além do reitor, compuseram a mesa o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado, e a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Nascimento.

A cerimônia teve início com a fala do titular da PROGEP, Prof. Marcus Vinícius Machado, que fez um retrospecto das ações do órgão sob sua conduta. “Fizemos o trabalho de portas abertas, ouvindo a todos com muita fé e respeito”, avaliou. Segundo o pró-reitor, a UFC empossou 454 novos servidores nesta gestão, dos quais 290 técnico-administrativos e 160 docentes. “Esse é um momento muito prazeroso em que recebemos cada um de vocês para integrar a nossa força de trabalho. Peço a todos que atuem com ética em suas atividades em sala de aula e desejo uma carreira longa e que aceitem os desafios que surgirem”, preconizou o gestor aos novos docentes.

Em seguida foi feita a leitura do termo de compromisso por Diego Rafael Fonseca Carneiro, que assume como professor do magistério superior no Departamento de Economia Aplicada, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), e a entrega do termo de posse aos docentes: Carlos de Oliveira Caminha Neto (Departamento de Administração FEAAC), Celina Santos de Oliveira (Departamento de Teoria Econômica FEAAC), Dheisson Ribeiro Figueredo (Departamento de Letras Estrangeiras – Centro de Humanidades), Felipe de Sousa Bastos (Departamento de Teoria Econômica FEAAC), Juliana Zanetti de Paiva (ensino básico, técnico e tecnológico Casa de Cultura Italiana), Manoel Ferreira dos Santos Neto (Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – Centro de Ciências), Marcondes Pimentel Cruz (Curso de Medicina – Campus Sobral), Rafael Martins Barros (Campus da UFC em Crateús), Rafael Silva Alencar (Departamento de Física Centro de Ciências), Renata Fernandes de Matos (Departamento de Fitotecnia – Centro de Ciências Agrárias) e Welber Chaves Mororó (Curso de Medicina – Campus Sobral).

Confira outras imagens da cerimônia de posse no nosso Flickr

Em seu discurso, o reitor Cândido Albuquerque saudou os presentes e fez um agradecimento público aos titulares da PROGEP – Prof. Marcus Vinícius e servidora TAE Telma Nascimento –, que em sua avaliação “conduziram com destemor e harmonia a PROGEP”. Destacou ainda o reitor o crescimento da UFC sob sua conduta, em especial no campo da inovação, tendo chegado a Universidade à marca de 46 patentes.  “Mostramos que somos capazes, ficamos mais fortes e vamos ficar ainda mais porque recebemos 12 novos colegas que estão tomando posse agora para enaltecer o nome desta Universidade”, afirmou.

RETORNO – Familiares e amigos dos empossados também estiveram presentes na cerimônia para festejar uma nova etapa na vida profissional de cada um dos docentes, como foi o caso de Manoel Santos Neto, que assume como professor no Departamento de Estatística e Matemática Aplicada. Ex-aluno do Curso de Estatística da UFC, Manoel classificou o momento como um misto de emoções.  “Gratidão pela formação e agora alegria por poder contribuir com a Universidade que me formou”, disse.

Imagem: Posse servidor Manoel Santos Neto

Quem também retorna à casa é Celina Oliveira, que atuará no Departamento de Teoria Econômica. Ex-aluna da UFC, Celina foi professora no Campus de Sobral e, em Fortaleza, pretende desenvolver ações e pesquisas com foco no mercado de trabalho. “Fiquei  um  tempo fora fazendo pós-graduação e agora de volta à UFC quero repassar tudo aquilo que eu aprendi”, declarou.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.