Semana Mundial do Aleitamento Materno da MEAC chama a atenção para o cuidado com mães e pais que trabalham

Como parte das atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, promove, de 1º a 7 de agosto, uma programação dedicada a ressaltar a importância do apoio à amamentação e ao fortalecimento do vínculo mãe e filho. Serão realizadas rodas de conversa, orientações individuais e distribuição de materiais informativos a pacientes, acompanhantes e profissionais da maternidade.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma campanha internacional que ocorre desde 1992, simultaneamente, em centenas de países. A cada ano, a semana debate um aspecto importante do aleitamento materno. Nesta edição, o tema é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Imagem: desenho de uma mulher amamentando um bebê

A partir dessa temática, a campanha pretende informar as pessoas das perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade, além de “fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar das ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno”.

A MEAC possui, desde 23 de março de 1988, um Banco de Leite Humano (BLH), o primeiro do Ceará. Desde então, realiza atendimento individual às mães com dificuldade no aleitamento materno, grupos de educação em saúde, orientações e apoio nos alojamentos conjuntos e unidades neonatais, controle de qualidade do leite humano, capacitação de profissionais em temáticas direcionadas à amamentação, cursos para gestantes, entre outras atividades.

A MEAC possui um banco de leite com indicadores impressionantes. Somente em 2022 foram 6.936 atendimentos individuais a puérperas e lactantes, acompanhamento de 576 estudantes de graduação e pós-graduação, 3.276 visitas domiciliares, 2.883 doadoras de leite humano e 2.485,8 litros de leite humano coletados.

A maternidade também oferece espaço, dentro do BLH, para apoiar a mulher trabalhadora para a ordenha do leite. Nele, a colaboradora lactante pode extrair o leite e armazená-lp adequadamente para levar a casa ou doar, preservando todas as propriedades nutricionais e mantendo a sua produção.

De acordo com o Ministério da Saúde, quanto maior a frequência com que a criança mama ou a mãe estimula a extração, maior é a produção de leite. Além disso, o BLH da MEAC mantém parcerias com postos de coleta de leite humano, contribui para manutenção do título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), participa de forma ativa da Estratégia QualiNEO e do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

“O nosso Banco de Leite Humano celebra seus 35 anos de existência apresentando resultados relevantes de assistência e ensino e reconhecendo a importância dos profissionais que construíram a história do BLH e do trabalho em equipe, com dedicação e compromisso”, destaca Janaína Landim, chefe do Banco de Leite da MEAC.

ALEITAMENTO MATERNO – O leite materno é um alimento tão rico para o recém-nascido que é preconizado ser a nutrição exclusiva do bebê até os primeiros seis meses de idade, não havendo necessidade nem sequer de dar água ou chás, por exemplo. Oferece inúmeros benefícios fisiológicos, com adequadas quantidades de nutrientes e elementos que fortalecem a imunidade do bebê.

Além disso, o ato de mamar estimula o desenvolvimento motor, neurológico e afetivo do recém-nascido e o vínculo dele com a mãe. Já há evidências científicas de que, mesmo quando administrado pela mãe por via de sondas, nos casos em que o bebê não consegue sugar ou deglutir ainda, a evolução terapêutica e nutricional é bastante significativa.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.

Fonte: Unidade de Comunicação Regional da EBSERH para o Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.