Projeto de extensão da UFC oferece atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência

Com o objetivo de auxiliar estudantes com deficiência em seus estudos, a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará desenvolve, desde 2013, o projeto Pró-Inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial, Inclusiva e Alfabetização, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

A ação extensionista atende crianças e adolescentes com deficiência e alunos com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação. Estudantes da UFC também recebem suporte do projeto. Além de promover atendimento especializado, o Pró-Inclusão realiza palestras sobre o tema e desenvolve materiais acessíveis.

Imagem: na foto, cartilhas estão dispostas sobre uma mesa azul. Ao lado, uma máquina de datilografar braille e, ao fundo, um globo terrestre compõem o cenário

Docente da Faculdade de Educação, idealizadora e coordenadora do Pró-Inclusão, Geny Lustosa acentua a importância do impacto social que o projeto traz tanto para a sociedade como para a comunidade acadêmica. “A gente está dando apoio agora aos estudantes da UFC e há uma crescente demanda. Demos apoio aos alunos da FACED na pandemia e no pós-pandemia, desenvolvemos técnicas de acessibilidade para os alunos com deficiência visual, audiobook, entre outros. Estamos aqui para dar apoio”, relata.

Um dos estudantes atendidos na UFC é Jackson Fahel, que tem deficiência visual e desde que começou a graduação conta com o apoio do projeto. Para ele, uma das ações que mais o marcaram foi a criação do "eu te empresto a minha voz", iniciativa na qual os bolsistas faziam as leituras dos textos para serem ouvidas em áudio. “Antes de conhecer o Pró-Inclusão, eu tinha certeza absoluta de que não teria como concluir o Curso de Pedagogia. A coordenadora do Pró-Inclusão não trata só de práticas pedagógicas inclusivas; somos acolhidos e nos tornamos pró-ativos", conclui Jackson.

Durante a fase de atividades remotas ocasionada pela pandemia de covid-19, os alunos eram atendidos pela equipe do projeto de forma virtual. Além dos atendimentos, o projeto permaneceu ativo nas redes sociais através de lives do canal do Pró-Inclusão no YouTube em parceria com o Plurissaberes UFC. Após o retorno das atividades presenciais, voltaram os atendimentos aos discentes da Universidade e, neste ano, as ações devem retornar também para os demais estudantes da rede pública.

Atualmente, o Pró-Inclusão possui um podcast chamado “Pró-Inclusão Pod”, que é atualizado mensalmente com episódios sobre acessibilidade e diversidade. Todas as novidades sobre o Pró-Inclusão podem ser encontradas no Instagram (@proinclusao_ufc) e no site do projeto.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos em reportagem publicada no blog Divulgando a Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Fonte: Profª Geny Lustosa, coordenadora do Pró-Inclusão – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.