Estacionamento inaugurado no Campus do Porangabuçu marca reapropriação definitiva de patrimônio da UFC

Um terreno de propriedade da Universidade Federal do Ceará, que estava sob ocupação irregular, foi reapropriado definitivamente pela Instituição e, a partir de agora, passará a funcionar de modo temporário como estacionamento para a comunidade universitária do Campus do Porangabuçu.

O espaço foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (10) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, com a presença de pró-reitores e de gestores e docentes da Faculdade de Medicina (FAMED).

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, pró-reitores e gestores e docentes da FAMED participaram da inauguração do estacionamento (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O terreno, situado na rua Pastor Samuel Munguba, esquina com a rua Delmiro de Farias, possui 1.052 metros quadrados e tem capacidade para até 35 veículos. Seu uso será destinado, prioritariamente, para docentes dos Departamentos de Morfologia e de Fisioterapia, além de contemplar a demanda excedente de veículos oriundos dos departamentos próximos.

A inauguração marca a recuperação de um patrimônio da UFC, após uma série de medidas judiciais da atual gestão para reverter a ocupação irregular do terreno por terceiros. Após decisão judicial favorável à Universidade, foi realizada, em novembro de 2022, a desocupação da área; no início de 2023, foi anunciada sua nova função temporária.

De acordo com o Prof. Cândido Albuquerque, “a principal representação do terreno não é o estacionamento, que também é importante. Ele representa a possibilidade de expansão da Universidade. Vejo, no futuro, que aqui possa funcionar uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], um bloco didático, um bloco de pesquisa”. E acrescentou: “Estamos deixando um exemplo de que devemos sempre lutar pelo que é nosso”.

Imagem: O novo estacionamento no Campus do Porangabuçu tem 1.052 metros quadrados e capacidade para até 35 veículos (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Em 2019, ainda em meio às ações judiciais para reaver o espaço, teve início uma articulação da UFC com a Prefeitura de Fortaleza para a construção de uma UPA. Conforme o diretor da FAMED, Prof. João Macedo, há a intenção de retomar o diálogo para que a unidade seja executada. “Esse terreno era dado como equipamento perdido. Estamos apenas começando a sua ocupação. Certamente, ele tem potencial para abrigar muitos projetos”, afirmou o diretor.

O vice-reitor da UFC e também professor da FAMED, Glauco Lobo, enfatizou os esforços da administração superior para resolver o problema jurídico em torno do local. "É um patrimônio que agora a Universidade realmente incorporou”, disse. O estacionamento é uma demanda de servidores da faculdade, que atualmente utilizam um espaço compartilhado com o Complexo Hospitalar.

Fonte: Gabinete do reitor da UFC – fone: (85) 3366 7307