UFC recebe visita de representantes da Ericsson, gigante da tecnologia; parceria com a empresa já dura 23 anos

A Universidade Federal do Ceará recebeu, nesta quinta-feira (10), visita institucional de representantes da Ericsson, gigante do setor de tecnologia, informação e telecomunicações. A visita representa o fortalecimento da parceria da UFC com a empresa sueca, que já dura 23 anos.

Durante a manhã, o vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson, Edvaldo Santos, e o gerente de Pesquisa, Mateus Santos, foram recebidos pelo reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque; pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto.

O reitor aproveitou a reunião para reconhecer a importância do trabalho realizado em conjunto há mais de duas décadas, para ele representativo da necessidade de unir iniciativas privadas e instituições acadêmicas, apoiadas pelo setor governamental.

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão; Mateus Santos, gerente de Pesquisa da Ericsson; Edvaldo Santos, vice-presidente de P&D e Inovação da Ericsson; Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

À tarde, os visitantes foram ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde conheceram as instalações do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), centro de pesquisa da UFC focado no desenvolvimento de tecnologias de telecomunicações e redes sem fio, ponte da relação com a empresa desde o estabelecimento das primeiras parcerias.

Com a Ericsson, a Universidade realiza troca de conhecimento por meio de projetos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação. “Há um intercâmbio dos pesquisadores e estudantes que vão para nossas unidades, no Brasil e no exterior, para que haja essa troca. O desenvolvimento da tecnologia e as descobertas vão gerar inovações e pesquisas para as próximas gerações da tecnologia móvel”, aponta o gerente de Pesquisa da empresa, Mateus Santos.

A participação de pesquisadores da UFC que passam a atuar com a empresa é, inclusive, fonte de geração de patentes depositadas pela corporação. “Aqui com a UFC, a Ericsson tem 68 patentes depositadas”, pontua Mateus.

“Essas patentes são essenciais para o funcionamento da rede móvel de telecomunicações. São ideias e inovações geradas na parceria governo, indústria e universidade que vão dar retorno para a sociedade ao irem para a aplicação no ambiente real", conclui o gerente.

MADE IN UFC – Destaque na parceria é o desenvolvimento de pesquisas com foco em tecnologias como a 5G, essencial hoje para o uso de redes móveis. Para o vice-presidente de P&D e Inovação da Ericsson, Edvaldo Santos, a Universidade sobressai nessa área de pesquisa, considerando-a um “expoente que não é apenas nacional, mas global”.

“O Brasil não é um mero importador de alta tecnologia desenvolvida no exterior quando a gente fala de 5G. E o trabalho que a Ericsson faz com a UFC nos qualifica a ter embutido no 5G que é vendido não apenas no Brasil, mas no mundo, desenvolvimento científico e tecnológico que é made in UFC. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Edvaldo.

À frente da parceria desde seu início, como coordenador do GTEL e agora como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Prof. Rodrigo Porto ressalta que o trabalho em conjunto já resultou em mais de 30 projetos concluídos e mais de 80 dissertações e teses de mestrado e doutorado, para ele reflexo do alinhamento quanto aos temas desenvolvidos por Universidade e empresa.

“Tem sido possível fazer um bom alinhamento. As teses e dissertações têm sido trabalhadas com temas que são relevantes e colocados no contexto desses projetos. Portanto, os estudantes de pós-graduação, ao mesmo tempo têm o apoio de uma grande empresa para desenvolver suas teses, também estão sendo expostos a temas altamente relevantes para o mercado”, disse o pró-reitor.