DIA DOS PAIS: Maternidade-Escola Assis Chateaubriand incentiva paternidade ativa e vínculo entre pais e bebês
- Sexta, 11 Agosto 2023 16:33
Nos hospitais da rede Ebserh, especialistas aproveitam o período de internação dos bebês nas unidades para incentivar uma maior aproximação dos pais com seus filhos. Por meio do Método Canguru, pais recebem informações sobre cuidados do recém-nascido, como sinais de perigo, banho e troca de fraldas. Na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), eles são incentivados a ter contato com os bebês e recebem orientações sobre cuidados e manuseio do recém-nascido prematuro.
Na MEAC, o Método Canguru é desenvolvido como uma política de atenção humanizada. "O método introduz os familiares na promoção do vínculo com o bebê. Geralmente todos os cuidados são voltados para a mãe, e o pai fica um pouco à margem desse processo. A ideia é que o pai também se sinta protagonista nessa promoção ao vínculo com o bebê", afirma Alessandra Di Moura, enfermeira neonatal e tutora do Método Canguru na MEAC.
Como parte do Método, os pais também são sensibilizados a fazer o contato pele a pele com o filho. Por questões de trabalho, nem todos conseguem estar presentes, mas eles sempre são estimulados a participar quando podem, seja à noite, seja no fim de semana. Essa iniciativa proporciona um espaço para exercerem a paternidade responsável e serem a principal rede de apoio da mulher e do recém-nascido.
Os pais ainda aprendem sobre as condições de saúde do bebê e como identificar sinais e sintomas de apneia, refluxo, cólicas, dentre outros, além de apoio e participação ativa nos cuidados, como banho, troca de fraldas e administração de medicamentos.
SAIBA MAIS - O Método Canguru é um modelo de assistência humanizada ao recém-nascido prematuro e à sua família. Faz parte do método o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente: desde o primeiro toque até evoluir para a posição canguru.
Fonte: Unidade de Comunicação Regional da EBSERH para o Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.