UFC escolherá novos dirigentes de unidades acadêmicas; listas tríplices serão enviadas ao reitor até 18/09

A Universidade Federal do Ceará deu início ao processo de definição dos novos diretores e vice-diretores de seus centros, faculdades, campi e institutos, para mandato no período 2023-2027.

Imagem: Foto do prédio da Reitoria da UFC

Conforme a Resolução nº 21/CONSUNI, de 24 de julho de 2023, os gestores serão nomeados pelo reitor, a partir de listas tríplices elaboradas pelo conselho de cada unidade acadêmica – com exceção do Campus de Itapajé, que ainda se encontra em processo de implantação. A inscrição dos candidatos foi realizada no último dia 9 de agosto.

De acordo com o regulamento, as listas tríplices serão elaboradas por votação secreta e uninominal entre os membros dos conselhos das unidades. Os candidatos que receberem o maior número de votos serão incluídos na relação. As listas deverão ser enviadas ao reitor até 18 de setembro.

Os conselhos das unidades acadêmicas podem optar por realizar uma consulta prévia à comunidade interna. Nesse caso, a consulta deverá ser feita no dia 29 de agosto, de forma remota, através de sistema eletrônico disponibilizado pela UFC. O voto direcionado ao diretor será automaticamente contabilizado para seu candidato a vice.

A consulta prévia à comunidade, caso seja realizada, seguirá a legislação vigente, com pesos diferenciados no voto de cada categoria: peso de 70% para o corpo docente, 15% para o corpo discente e 15% para o corpo técnico-administrativo na contagem total de votos. As campanhas eleitorais devem ser encerradas até as 23h59min do dia 27 de agosto.

Mais detalhes sobre o processo podem ser vistos na Resolução nº 21/CONSUNI.

Informações sobre as chapas concorrentes devem ser obtidas diretamente nos sites e demais canais de comunicação dos centros, campi, faculdades e institutos.

Conheça as unidades acadêmicas da UFC que participam do processo:

Centro de Ciências

Centro de Ciências Agrárias