Procurar no portal

Sexta edição da Feira do Zé ocorre neste sábado (19); evento marca reabertura da “Casinha” de José de Alencar

Ocorre neste sábado (19), das 8h às 13h, a sexta edição da Feira do Zé, que levará uma série de atividades lúdicas à Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. O evento é gratuito e aberto ao público. Na ocasião, será reaberta oficialmente ao público a “Casinha”, como é conhecida a pequena construção na qual nasceu o escritor cearense, em 1829.

O espaço passou por reforma e teve sua estrutura reforçada e protegida, eliminando fissuras e rachaduras verificadas anteriormente. A obra consolidou a estrutura do prédio, que pertence ao conjunto arquitetônico original da CJA.

Imagem: Neste sábado (19) será reaberta oficialmente ao público a “Casinha”, como é conhecida a pequena construção onde nasceu o escritor José de Alencar (Foto: Divulgação/CJA-Daniel Fonsêca)

A Feira do Zé contará com venda de artesanato, comidinhas, música ao vivo, leitura e contação de histórias, oficina com distribuição de mudas e atividades físicas, como meditação e capoeira. A música é garantida pela parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-CE). A feira criativa também traz produtos orgânicos oriundos do Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto.

A organização incentiva a doação de materiais de desenho e pintura (pincel, papel, lápis de cor, tinta guache e outros) para o projeto DB7arte, que promove o direito de crianças com autismo em Itapiúna (CE). A ação é mantida pela Associação de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

O Instituto Ser Amado, que promove a autoestima de pessoas idosas, vai oferecer uma oficina de preparação de chás naturais, ministrada pela técnica agrícola Maria Lúcia Cordeiro Sá. A especialista vai explicar as propriedades e as utilidades de plantas medicinais e orientar os participantes para os procedimentos de preparo. Além disso, serão distribuídas 50 mudas de plantas ao público da feira.

Imagem: Atividades lúdicas, oficinas e feirinha de artesanato e comidas estão entre as atrações para públicos de todas as idades (Foto: Divulgação/CJA-Christiane Martins)

Haverá também momento de ioga e meditação promovido pela Intiwatana Casa Coletiva. A ginga e o berimbau chegam numa roda organizada pelo Grupo Capoeira Brasil. Terá ainda um espaço no qual as crianças poderão ter contato com a leitura. Além disso, o museu e a pinacoteca da CJA estarão abertos à visitação.

SOBRE A RESTAURAÇÃO – O processo para viabilizar a restauração da “Casinha” foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-CE) em razão de o conjunto arquitetônico ser tombado desde 1964. A autarquia realizava periodicamente medições na largura desses desgastes estruturais. Em 2019, considerando o agravamento do problema, foram solicitados estudos mais rigorosos para avaliar causas e apontar soluções para a questão.

A direção da Casa de José de Alencar e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), da UFC, realizaram visitas e relatórios técnicos para viabilizar a obra. A intervenção passou, primeiramente, pelo estudo arqueológico supervisionado pela equipe do IPHAN-CE. Em um segundo momento, a empresa de engenharia contratada consolidou as fundações da estrutura.

OUTROS EQUIPAMENTOS – A Casa de José de Alencar conta ainda com uma extensa área verde, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e o Salão Iracema.

Mais informações, inclusive sobre agendamento de visitas, podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 9276 (fixo e WhatsApp) e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Casa de José de Alencar ‒ fone: (85) 3366 9276

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300