PROGEP divulga relatório final da Pesquisa de Clima Organizacional na UFC
- Quinta, 17 Agosto 2023 18:21
A Universidade Federal do Ceará, através da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGEP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), divulgou nessa quarta-feira (16) o relatório final da Pesquisa de Clima Organizacional realizada no período de 1º a 16 de junho com servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição.
Após a apresentação do relatório, a Comissão de Clima Organizacional (CCO) fez a entrega do documento com todo o banco de dados para a Profª Marilene Feitosa, que assumirá o cargo de pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFC na próxima semana. Do relatório também constam propostas de ações para melhoria do clima organizacional na UFC.
Dos 5.310 servidores ativos, 875 (16,5%) responderam ao questionário, de forma voluntária e anônima, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e pelo Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos (SIGPRH).
Entre as 45 questões no formulário, a primeira solicitava que o servidor respondesse por quanto tempo desejava trabalhar na Instituição. Um total de 36,46% (319 respostas) dos servidores afirmou desejar trabalhar na UFC por mais de 20 anos e 34,97% (306 respostas) dos servidores desejam trabalhar na Instituição por, somente, de um a 10 anos.
A segunda questão solicitava ao servidor a avaliação, com uma nota de 0 a 10, da UFC como um excelente lugar para se trabalhar. De acordo com o relatório, o resultado demonstrou uma predominância das respostas nas notas de 7 a 10, com 79,09% (692 respostas), o que demonstra que a maioria dos servidores entende a UFC como um lugar satisfatório para o trabalho, sendo que a maior quantidade de respostas foi de nota 8, com 26,63% (233 respostas). Além disso, foi registrado ainda que 14,86% (130 respostas) indicaram notas de 1 a 5, denotando alguma insatisfação com o ambiente de trabalho
No questionário outras 40 questões trataram de pontos relativos ao clima organizacional em quatro dimensões temáticas: gestão; relacionamento interpessoal e ambiente de trabalho; desenvolvimento de servidores; e pertencimento e valorização dos servidores.
Nessas 40 questões – da 3ª a 43ª do formulário –, os pesquisados tiveram que indicar diferentes níveis de concordância e discordância em relação a afirmações sobre as dimensões citadas acima. As respostas “Discordo totalmente” e “Discordo parcialmente” foram integradas na categoria “discordância” e as respostas “concordo totalmente” e “concordo parcialmente” foram reunidas na categoria “concordância”.
"Percebemos que a dimensão da pesquisa ‘pertencimento e valorização dos servidores’ recebeu destaque na concordância dos itens, especialmente com relação à percepção de que as atividades exercidas pelo servidor são muito importantes para o alcance dos objetivos da Instituição”, observa a presidente da Comissão, Thalita Natasha Ferreira Damasceno. O resultado detalhado pode ser conferido na tabela 3 do relatório.
A pesquisa também teve espaço para questões discursivas, nas quais os servidores puderam se expressar mais livremente, com respostas mais abertas. A questão 43 quis saber “O que torna a UFC um excelente lugar para trabalhar?”. A pergunta 44 questionou: “O que precisa ser melhorado no clima organizacional da UFC?”. E a pergunta 45 colocou: “O que eu posso fazer para contribuir com a melhoria do clima organizacional da UFC?”.
A partir da análise dos conteúdos respondidos, integrantes da Comissão de Clima Organizacional buscaram associar as respostas a categorias relacionadas às dimensões pesquisadas (gestão; relacionamento interpessoal e ambiente de trabalho; desenvolvimento de servidores; pertencimento e valorização de servidores). Nessa análise qualitativa, destacou-se também como ponto positivo o sentimento de “pertencimento e valorização dos servidores”.
Na pesquisa, como um dos pontos indicados pelos servidores que merecem melhorias está a dimensão “relacionamento interpessoal e ambiente de trabalho”. Em relação a isso, a presidente da Comissão comenta que “foi reiterada a importância de serem desenvolvidas estratégias que vislumbrem o relacionamento humano, o espaço físico de trabalho e os equipamentos necessários para a execução das atividades”.
No extenso relatório de 82 páginas, a pesquisa chega a níveis de detalhes com informações por unidades e setores. A íntegra do relatório está disponível no site da PROGEP.
Telma Araújo informa que a gestão do clima organizacional na UFC sempre foi uma inquietação para as gestões da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Tanto é que essa de 2023 é a terceira pesquisa nesse sentido.
“Nos anos de 2018 e 2020 foram realizadas pesquisas pelo instrumento do Great Place to Work e, em 2021, a PROGEP, em parceria com Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), lançou a proposta “Como implementar ações para melhorar o clima organizacional da UFC?” como desafio a ser solucionado pela comunidade acadêmica na edição de 2021 do Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC”, diz a pró-reitora-adjunta.
E acrescenta: “Pensamos que essa temática deverá ser constante buscando, por meio de ações voltadas para os servidores docentes e técnico-administrativos, formas de consolidar o reconhecimento da Universidade Federal do Ceará como um excelente local para se trabalhar”.
INTEGRANTES DA COMISSÃO – A Comissão de Clima Organizacional (CCO) da UFC, instituída pela Portaria nª 2.553/PROGEP/UFC, de 18 de maio de 2023, tem como membros servidores docentes e técnico-administrativos. São eles: Rafael Braz Azevedo Farias, Telma Araújo do Nascimento, Rafael de Freitas Pereira, Roberta Queirós Viana Maia, Francisco Norton Falcão Chaves, Melissa Melosselli Matos Pereira, Leopoldo Viana Frota e Thalita Natasha Ferreira Damasceno, que presidiu a comissão.
Fonte: Assessoria de Gestão de Pessoas (AGEP) da PROGEP – fone: (85) 3366 7397 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..