UFC garante R$ 11 milhões para construção de laboratórios, biblioteca e RU em Crateús

A Universidade Federal do Ceará garantiu R$ 11,2 milhões para a realização de obras no Campus da UFC em Crateús. Os recursos são provenientes do Ministério da Educação (MEC), por meio de descentralização orçamentária, e serão destinados à construção de 11 laboratórios, além de biblioteca e Restaurante Universitário.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, essa era uma demanda antiga da comunidade universitária de Crateús. A decisão sobre as obras que serão priorizadas foi tomada a partir de diálogos entre diretoria do campus, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Imagem: foto da fachada do campus de Crateús

Nesta semana, a UFC enviou ao MEC o plano de trabalho com detalhes do projeto. Essa é uma etapa obrigatória para a efetivação do termo de execução descentralizada (TED) assegurado pelo MEC à Universidade.

“Registramos no SIMEC [Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação] e já está em tramitação. Agora aguardamos a liberação do MEC para iniciar o processo de licitação”, explica o pró-reitor.

Segundo ele, o valor foi garantido pelo MEC no fim do mês de julho, após quase dois anos de contato com o setor de orçamento do ministério e com o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Universidades Federais (FORPLAD) informando a necessidade do campus.

OBRAS – O valor disponibilizado será para a construção do bloco da biblioteca, que, além de área para consulta e empréstimo de livros, contará com salas de estudo individuais e em grupo e sala de administração; do Restaurante Universitário, que atualmente funciona de forma adaptada; e dos Laboratórios de Saneamento; Microbiologia; Tratamento de Minérios; Hidráulica e Instalações Prediais; Argamassa; Ensaios Mecânicos para Concreto/Aço; Caracterização de Materiais de Construção; Caracterização e Compactação de Solos; Misturas Asfálticas; Ensaios Geotécnicos Especiais 1; e Ensaios Geotécnicos Especiais 2.

Para o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Sandro Vagner, unidade acadêmica irá “entrar em um novo norte de desenvolvimento” com a construção dos laboratórios e novos espaços para o Restaurante Universitário e a biblioteca. “São obras que vão trazer uma perspectiva de melhor atendimento à comunidade”, anseia.

SOBRE O CAMPUS – O Campus de Crateús foi criado oficialmente pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em dezembro de 2012 (Resolução nº 26/2012). As atividades acadêmicas do campus tiveram início no segundo semestre de 2014, com a oferta da primeira turma do Curso de Ciência da Computação. Atualmente conta também com as graduações de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Sistemas de Informação.

Fonte: Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.