Universitária FM 107,9 recebe trabalhos de radioarte para Festival Irradia; inscrições vão até 3/09

Estão abertas, até o dia 3 de setembro, as inscrições de obras de radioarte para o Festival Irradia. As peças sonoras vão compor programação especial veiculada no mês de outubro na rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza (Ceará), e na rádio Universitária FM 104,7, em Vitória (Espírito Santo).

Resultado de parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas emissoras ligadas à Universidade Federal do Ceará e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Festival Irradia busca oferecer ao público a oportunidade de apreciar a produção em arte sonora pensada para transmissão via rádio.

Imagem: Placa em estúdio de gravação com a inscrição "no ar" (Foto: Viktor Braga/UFC)

A produtora cultural da UFC e curadora do festival, Thaís Aragão, explica que a iniciativa é uma oportunidade para divulgar as produções experimentais, as quais geralmente não encontram oportunidade para difusão em emissoras de rádios comerciais. “As emissoras públicas e educativas podem ser espaço para essa produção, para programas experimentais”, comenta. Além das obras inscritas, a programação do festival também contemplará entrevistas e debates sobre o que é radioarte.

CHAMADA – Em sua primeira edição, o Festival Irradia aceita peças de radioarte, incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, propostas inovadoras para programas de rádio, radiodocumentário, radiodrama e outros experimentos com sons de diversas naturezas, apresentando uma diversidade de trabalhos produzidos por artistas de todo o Brasil e também do exterior.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Cada participante pode enviar até duas obras de sua autoria (incluindo coautoria), sendo necessário realizar uma inscrição por obra. Os áudios devem ser enviados em um só arquivo, em alta qualidade (em caso de MP3: 44.1 kHz, mínimo de 256 kbps). O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido em serviços como SoundCloud, Google Drive, Dropbox etc. As obras não precisam ser inéditas e podem ter sido produzidas em qualquer período.

O anúncio dos trabalhos aceitos será feito até o fim do mês de setembro pelo site da rádio Universitária FM 107,9ite da rádio Universitária FM 107,9 e pelo site do Festival Irradia (a ser lançado em breve).

Além de Thaís Aragão, integram a curadoria do evento os professores Pedro Marra, da UFES; Marina Mapurunga, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Marco Scarassatti, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além do coordenador do Curso de Produção Fonográfica do Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO/PE), Yuri Bruscky.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e no site da rádio Universitária FM 107,9.

Fonte: Thaís Aragão, produtora cultural da UFC e curadora do Festival Irradia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.