Inscrições abertas: Projetos do IEFES oferecem musculação e lutas para a comunidade acadêmica

O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará mantém projetos de extensão com ênfase na prática de exercícios físicos e na promoção da saúde para as comunidades interna e externa da UFC.

O projeto UFC Fitness, desenvolvido desde 2013 pelo IEFES, estará com inscrições abertas, nos dias 29 e 30 de agosto, para atividades de musculação com foco em saúde e qualidade de vida. São ofertadas 30 vagas, destinadas a estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

Imagem: Jovem fazendo musculação na academia; erguendo uma barra com auxílio de um instrutor (Foto: Divulgação/IEFES)

A participação é gratuita. Os interessados devem se dirigir nas datas mencionadas, das 8h às 12h, ao Laboratório de Força Aplicada ao Esporte e à Saúde (LAFAES – bloco 320 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). As 30 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de chegada.

No ato de inscrição, é necessário apresentar, obrigatoriamente e de forma impressa, atestado médico de aptidão física e comprovante de matrícula (ou número do SIAPE, no caso de servidores).

As atividades de musculação do UFC Fitness poderão ser feitas às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 10h às 13h, no LAFAES. A participação no projeto dá direito a declaração que poderá ser utilizada pelos estudantes como atividade complementar.

Mais informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PARA ATLETAS – Já durante todo o mês de agosto, o projeto Musculação para Atletas recebe inscrições para atividades de musculação com foco em performance e desempenho esportivo. São disponibilizadas 20 vagas gratuitamente, destinadas a alunos-atletas vinculados à Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que deverão ser preenchidas por ordem de chegada.

Para se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, o aluno deve se dirigir ao LAFAES. É obrigatório apresentar atestado médico de aptidão física impresso, comprovante de matrícula e documento comprobatório do vínculo com o desporto universitário da UFC. As atividades de musculação acontecem às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 13h, com direito a declaração de atividades complementares para alunos de cursos de graduação da Universidade.

ARTES MARCIAIS – Por fim, o projeto Tatame Universitário está com inscrições abertas para aulas de diferentes modalidades de lutas voltadas a discentes, servidores docentes e técnico-administrativos da UFC. O objetivo do projeto é proporcionar a prática de esportes de combate para alunos iniciantes e experientes. Atualmente, são ofertadas aulas de jiu-jítsu com e sem quimono, judô, muay thai e capoeira, que ocorrem de segunda a sexta-feira, nos horários entre 11h30min e 13h30min, na Sala de Lutas do IEFES, no bloco 320 do Campus do Pici.

Coordenado pelo Prof. Victor Coswig, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). As inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o semestre e, para participar, o interessado deve ir presencialmente preencher formulário e assinar um termo de responsabilidade.

Além das atividades voltadas para estudantes e servidores da UFC, o projeto pretende realizar aulas com crianças de escolas parceiras no entorno do Campus do Pici. A coordenação do projeto prevê iniciar os trabalhos com o público infantil já na próxima semana. O Tatame Universitário conta com um grupo no WhatsApp para tirar dúvidas e informar sobre as aulas.

Fontes: Prof. Victor Coswig, docente do IEFES e coordenador do Tatame Universitário – fone: (85) 3366 9534; José Vilar Neto, coordenador do Laboratório de Treinamento de Força Aplicada ao Esporte e à Saúde (LAFAES) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.