Pós-Graduação em Patologia comemora 10 anos do início do DINTER, base para seu doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Patologia (PPGPATO) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará realizou, no último dia 11, solenidade para marcar os 10 anos do início do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Medicina Tropical. O DINTER, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz-Fundação Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e o Curso de Mestrado em Patologia da FAMED à época, esteve ativo de 2013 a 2017 e deu base para a criação do doutorado em Patologia do PPGPATO em 2020, que deverá formar os primeiros doutores em 2024.

O DINTER em Medicina Tropical constituiu uma parceria acadêmica e científica firmada com o objetivo de permitir a aquisição de experiência administrativa, científica e tecnológica, como preconizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação.

Imagem:  Da solenidade, com a presença do coordenador da área de Medicina II da CAPES, Júlio Croda, participaram também coordenadores e docentes do Programa de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz e do PPGPATO da UFC  (Foto: Divulgação)

A coordenadora do PPGPATO, Profª Cristiane Cunha Frota, considera que “o DINTER foi um excelente aprendizado que permitiu nos organizarmos para gerenciamento e criação de um curso de doutorado, além de ter nos permitido aprender com um curso de tradição e excelência no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC-Fiocruz do Rio de Janeiro”.

Ela acrescenta que o DINTER foi tão importante tanto por ser um piloto para a criação do doutorado do PPGPATO como por ter colaborado para que a Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC-Fiocruz aumentasse o conceito na CAPES de 5 para 6.

SOLENIDADE – No evento em comemoração dos 10 anos de início do DINTER, o coordenador da área de Medicina II da CAPES, Júlio Croda, foi convidado especial. Ele falou sobre o êxito desse doutorado e destacou a importância da produção discente vinculada à produção docente para avaliação do programa de pós-graduação.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC-Fiocruz-RJ, Profª Vanessa de Paula, destacou quão enriquecedora foi a experiência do DINTER para os programas das duas instituições parceiras.

Na ocasião, falaram ainda egressos do DINTER, bem como coordenadores e docentes do Programa de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz e do PPGPATO da UFC. Eles contaram experiências e dificuldades vivenciadas na época das atividades do DINTER.

Estiveram presentes também a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina do IOC-Fiocruz-RJ, Profª Vanessa de Paula; os professores Lívia Villar e Filipe Costa (ambos do IOC-Fiocruz-RJ); a Profª Carla Fernandes, coordenadora da Fiocruz-Ceará; e o Prof. Carlile Lavor, ex-coordenador da Fiocruz-Ceará. O evento ocorreu no auditório do Bloco Didático Ronaldo Ribeiro.

SOBRE O PPGPATO – Iniciado com a criação do mestrado em 1993, o Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC, com duas linhas de pesquisa - doenças infecto-parasitárias e oncologia-, já formou 288 mestres e formará os primeiros doutores em 2024, todos qualificados para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas em doenças infecto-parasitárias e oncologia, atuando em questões ligadas aos aspectos clínicos (hospedeiro e patógeno), epidemiológicos, laboratoriais e de alterações morfológicas dos agravos.

Nas últimas avaliações da CAPES, referentes aos períodos 2013-2016 e 2017-2020, o PPGPATO manteve o conceito 4. “A nossa meta é que, com os novos doutores titulados, o PPGPATO possa ter seu conceito elevado de 4 para 5”, diz a coordenadora.

Fonte: Profª Cristiane Cunha Frota, coordenadora do PPGPATO – fone: (85) 3366 8304