Consulta para escolha de novos dirigentes de unidades acadêmicas da UFC ocorre nesta terça-feira (29); saiba como será

A Universidade Federal do Ceará dá continuidade ao processo de definição dos novos diretores e vice-diretores de seus centros, faculdades, campi e institutos, para mandato no período 2023-2027. Nesta terça-feira (29), ocorrerá a consulta à comunidade interna sobre os nomes que deverão constar nas listas tríplices de cada unidade, a partir das quais os novos gestores serão nomeados. A inscrição dos candidatos ocorreu no dia 9 de agosto.

A consulta é facultativa às unidades acadêmicas. Nas que optarem por realizá-la, a votação terá início às 8h, encerrando, no máximo, às 21h, a critério de cada uma. Caso a unidade opte por não realizar a consulta, as listas tríplices serão elaboradas sem esta etapa pelos conselhos de cada centro, faculdade, instituto ou campus.

Imagem: tela em notebook com resultado de eleição feita com o sistema Helios

A votação será eletrônica, através do sistema Helios, disponibilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Os votos serão colhidos por categoria (servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes) e de forma separada por unidade.

De acordo com a STI, as pessoas que estão aptas a votar já receberam, no e-mail que está cadastrado no SIGAA, as orientações para participar. Recomenda-se verificar tanto na caixa de entrada quanto na de spam.

Caso não tenha recebido, o participante deve procurar a Central de Relacionamento da STI, através do número (85) 3366-9999, que também funciona como contato no WhatsApp.

Após a votação, a STI passará os números absolutos dos resultados para cada unidade, e estas serão responsáveis pelo cômputo do resultado final e da divulgação.

Informações sobre as chapas concorrentes devem ser obtidas diretamente nos sites e demais canais de comunicação dos centros, campi, faculdades e institutos.

COMO É O PROCESSO – De acordo com a Resolução nº 21/CONSUNI, de 24 de julho de 2023, após a consulta à comunidade (optativa), os conselhos das unidades acadêmicas deverão elaborar listas tríplices. A votação entre os membros dos colegiados é secreta e uninominal.

As listas devem ser enviadas, até o dia 18 de setembro, para o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a quem cabe a nomeação dos novos diretores e vice-diretores.

Todas as unidades acadêmicas elaborarão suas listas, com exceção do Campus de Itapajé, que ainda se encontra em processo de implantação.

Mais detalhes sobre o processo podem ser vistos na Resolução nº 21/CONSUNI.

Conheça as unidades acadêmicas da UFC que participam do processo:

Centro de Ciências

Centro de Ciências Agrárias