Procurar no portal

Centro de Tecnologia da UFC homenageia professores e egressos dos cursos das engenharias

Rapidamente o auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT/UFC), foi tomado por vozes animadas, abraços e acenos. Amigos e colegas que não se viam há anos tiveram a oportunidade de se reencontrarem na solenidade comemorativa pelo Dia do Engenheiro e do Ex-Aluno, promovida na segunda-feira (11) pelo referido Centro. A ocasião reuniu egressos dos cursos das engenharias, além de professores e alunos para uma série de homenagens.

Instituído há mais de 15 anos, o Dia do Engenheiro e do Ex-Aluno do CT já faz parte do calendário acadêmico, como esforço para manter um encontro de gerações de alunos concludentes e egressos dos cursos das engenharias, numa cerimônia que faz a ponte entre experiência e juventude pelo encontro de gerações, além da entrega da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin.

Plateia de costas, com pessoas sentadas nas poltronas azuis do auditório Cândido Pamplona, identificado ao fundo com uma placa grande, à frente da qual colocou-se uma mesa longa com toalha branca, à qual estão sentados quatro servidores

Os quatro homenageados deste ano com a honraria foram o senador Cid Gomes, graduado em Engenharia Civil pela UFC; a secretária das Relações Internacionais do Governo do Estado de Ceará, Roseane Oliveira de Medeiros, também engenheira civil formada na UFC; e o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho comemorou a presença de tantos rostos familiares no auditório, recordou a trajetória de desenvolvimento do Centro de Tecnologia e destacou sua vivência no movimento estudantil da UFC, ao qual chamou de “semente de futuro”.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

“Décadas se passaram desde que cheguei à UFC e ao CT como estudante de Engenharia Civil em 1984. Sonho, esperança, amizade, trabalho e transformação são as palavras que traduzem para mim este período. Naquela época, o CT possuía cinco cursos de graduação: Arquitetura e quatro de engenharias. A pós-graduação era recente: o mestrado mais antigo, o de Recursos Hídricos, não tinha feito dez anos”, recordou o professor.

É marcante a diferença daquele CT para o de hoje, que possui 13 cursos de graduação e nove de pós-graduação, entre eles dois de excelência internacional, com nota 7 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, comparou o docente, que recebeu a medalha das mãos do diretor do CT, Prof. Bruno Vieira.

Professor Bruno Vieira, calvo, de calça jeans e bazer, posa ao lado do professor Francisco de Assis de Souza Filho, de óculos, paletó e que segura uma medalha em uma caixa

Já Roseane Oliveira de Medeiros fez uma fala importante sobre a presença das mulheres nos cursos das engenharias. “Quando iniciei meu curso, a Engenharia não era tida como lugar adequado para mulheres, e quantas vezes ouvi isso! Mas nossa turma quebrou um paradigma à época: éramos sete mulheres numa turma de 45 alunos, o maior número de mulheres num curso de Engenharia Civil até então”, recordou a secretária, que recebeu sua medalha das mãos da vice-reitora Diana Azevedo – assim como ela, uma mulher egressa das engenharias (Engenharia Química).

Segundo Roseane Oliveira, o ineditismo do número de alunas em sua turma de graduação não foi motivo para falta de apoio dos colegas, que, segundo ela, sempre trataram todas com respeito. “E por que estou falando isso? Porque a grande maioria das mulheres desiste da realização profissional devido às grandes dificuldades que encontram ao longo do caminho. Por isso, não poderia perder a oportunidade de, perante uma plateia tão qualificada, dizer para todas as mulheres que ainda encontram preconceitos, diferenças salariais no exercício da mesma função, violência doméstica, que não podemos nos limitar. Precisamos acreditar, vencer nossos medos e aproveitar as oportunidades”, pontuou.

A secretaria das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Oliveira de Medeiros, de blazer preto e camisa azul, posa com sua medalha ao lado da vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, de blazer preto, camisa estampada  e cabelo curto cacheado

Terceiro homenageado a receber a medalha – das mãos do chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda –, Cid Gomes iniciou sua fala citando o escritor paraibano José Américo de Almeida. “Ninguém se perde no caminho de volta”, resumiu o senador, referindo-se ao fato de retornar ao Centro de Tecnologia da UFC. Junto com a plateia, ele recordou seu período como estudante de Engenharia Civil na UFC, especialmente enquanto participante do movimento estudantil, fundamental para o desenvolvimento de sua carreira na vida pública.

“Essa formação me ajudou muito. Engenharia Civil é um curso que forma para a vida. Tive aqui professores extraordinários”, reconheceu o senador, destacando um deles em particular, o Prof. José Carneiro de Andrade, citado por vários homenageados como uma grande referência na área e na docência. “Você é uma pessoa que dá orgulho para nós, cearenses”, elogiou Cid.

Senador Cid Gomes, vestindo bazer preto, calça jeans e camisa listrada clara, recebe medalha das mãos do professor Almir Holanda, que veste calça social escura e camisa clara

A Medalha Engenheiro Paulo de Frontin é uma comenda concedida a engenheiros, arquitetos urbanistas e designers, ainda vivos, formados na Escola de Engenharia, na Escola de Arquitetura ou no CT. Também é entregue a ex-servidores docentes ou técnico-administrativos, ou atuais. O critério para a homenagem é que eles tenham se destacado em suas carreiras e contribuído de diversas formas com a sociedade. A escolha dos nomes é feita pelo Conselho do Centro de Tecnologia.

HOMENAGENS – Antes da entrega das medalhas, a solenidade realizou a entrega de certificados aos alunos concludentes que se destacaram por seu desempenho acadêmico, nos cursos das engenharias Civil, Mecânica, Química, Computação, Elétrica, Metalúrgica, Produção Mecânica, Telecomunicações, Ambiental, Petróleo e Energias Renováveis.

Nesse momento, seis ex-alunos da turma de Engenharia Civil que completa 50 anos de formatura subiram ao palco, enquanto os concludentes de 2023 eram chamados, num gesto simbólico e de homenagem que representou a união das trajetórias de diferentes gerações.

No palco, um ao lado do outro, três ex-alunos com idades entre 60 e 75 anos posam ao lado de três jovens concludentes dos cursos de engenharias

A cerimônia prestou tributo ainda ao Curso de Engenharia de Produção Mecânica pelos 25 anos de criação, bem como à primeira turma do curso – que faz 20 anos de conclusão; e fez uma homenagem póstuma ao Prof. Sergio Barbosa Elias, do Departamento de Engenharia de Produção, falecido em fevereiro deste ano.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: (85) 3366 9600 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300