CONSUNI aprova instalação de Estatuinte e títulos honoríficos ao ex-reitor Jesualdo Farias, ao presidente Lula e à educadora Ruth Cavalcante
- Sexta, 15 Dezembro 2023 16:59
Em reunião que ficará para a história, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na manhã desta sexta-feira (15), a instalação da Estatuinte da Universidade. Trata-se de uma revisão e atualização do atual Estatuto da UFC. Na ocasião, também foi apresentada a campanha para a celebração dos 70 anos da Universidade e foram aprovados os títulos de professor emérito ao ex-reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e de doutores honoris causa à educadora Ruth Cavalcante e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aprovada por aclamação, a Estatuinte será organizada por comissão composta por 16 membros, formada de modo paritário por estudantes, docentes e técnico-administrativos, além de membros da sociedade civil organizada, entidades representativas de classe e servidores indicados pela administração superior da UFC. A comissão terá o objetivo de promover ações de mobilização para as discussões e para a elaboração das propostas de alteração do Estatuto da UFC, a serem apresentadas para o CONSUNI.
“A aprovação do atual estatuto da UFC ocorreu em dezembro de 1998. Desde então, modificações específicas têm sido implementadas por meio de provimentos aprovados pelo CONSUNI. Em 25 anos, houve mudanças significativas na sociedade brasileira, em especial na educação, a exemplo das políticas de acesso e permanência à universidade que possibilitaram que pessoas empobrecidas pudessem ocupar os bancos das universidades”, defendeu o reitor Custódio Almeida.
Na ocasião, o reitor ainda anunciou que o próprio Conselho Universitário deverá passar por mudanças para torná-lo mais democrático. Assim, em fevereiro de 2024, será apresentada ao CONSUNI a proposta de criação de mais três vagas para servidores técnico-administrativos no Conselho, passando dos atuais três para seis assentos.
As discussões sobre o Estatuto da UFC serão realizadas ao longo de 2024, ano em que a UFC completará sete décadas de criação. E foi na reunião desta sexta-feira (15), véspera do aniversário de 69 anos de criação da Universidade, que foram apresentadas as principais ações rumo aos 70 anos da UFC.
O secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, Norton Falcão, mostrou aos presentes a campanha promocional dos 70 anos da Universidade. “A nossa ideia é trabalhar com a questão de memórias, do passado, o que foi feito; refletir o que a gente está fazendo hoje, que é o presente; e pensar no futuro através dos sonhos”, apresentou.
“70 anos da UFC significam acender as luzes, no sentido de acender as luzes da razão, daquilo que a gente faz aqui, que a gente produz aqui para a sociedade cearense, nordestina, brasileira, do mundo todo no sentido que a gente está conectado pela Internet”, comentou o reitor.
TÍTULOS HONORÍFICOS – Ainda como pauta da reunião, foi aprovada, por aclamação, a concessão de títulos honoríficos a professores e personalidades importantes que orgulham a UFC, como destacou o reitor Custódio Almeida:
No voto em defesa da concessão do título de professor emérito ao ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, a vice-reitora, Profª Diana Azevedo, apresentou a trajetória do homenageado e sua contribuição para a Universidade. “Em 2008, após consulta à comunidade acadêmica, foi eleito reitor da UFC e durante sua gestão houve uma forte expansão do ensino superior no Estado do Ceará. No período de 2008 a 2014 foram implantados 45 novos cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado. Em 2013, o campus avançado do Cariri, há época com 11 cursos de graduação, desmembrou-se da UFC e foi então criada a Universidade Federal do Cariri. Os campi de Sobral e Quixadá foram igualmente consolidados e ainda foram criados dois novos campi nas cidades de Russas e Crateús”, lembrou.
Em seguida, a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto, leu o parecer sobre a indicação do título de doutora honoris causa à educadora Ruth Cavalcante. A docente ressaltou que, desde 1959, apenas três mulheres foram agraciadas com título pela UFC: Rachel de Queiroz (1981), Ana Miranda (2015) e Mary Flowers (2022). “Essa é a primeira vez que uma representante da educação popular, da alfabetização de adultos, é indicada”, ressaltou.
Psicopedagoga, Ruth Cavalcante foi a primeira cearense presa na ditadura militar, criou a Escola de Biodança do Ceará, desenvolveu intenso trabalho de professora- locutora de cursos de alfabetização transmitidos por rádios cearenses e é autora de dezenas de artigos publicados em revistas pedagógico-científicas nacionais e internacionais.
Veja outras imagens da reunião do CONSUNI no Flickr da UFC
Por último, o reitor Custódio Almeida apresentou a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silvia ao título de doutor honoris causa da UFC. “A ideia de universidade está relacionada à construção do bem comum, à promoção dos direitos sociais, à ampliação do acesso aos serviços públicos. Promover a emancipação humana: é isto que dá sentido à universidade. Com o intuito de fortalecer a democracia e a promoção do direito à educação, pleiteia-se homenagear, com o título de doutor honoris causa, o presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, que desde o início de sua formação foi defensor dos princípios democráticos e da educação como elemento transformador de vidas”, defendeu, listando as 36 universidades brasileiras e estrangeiras que já concederam o título ao presidente.
Além das pautas já citadas, o CONSUNI ainda aprovou receber a doação de terreno da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara para a Estação Científica da UFC nesse município; a indicação da Profª Verônica Morais Ximenes, do Departamento de Psicologia, para o cargo de ouvidora-geral da UFC; a migração da Universidade para o mercado livre de energia; e a Revisão Anual do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.