Procurar no portal

Programa mandacaru.dev: módulo Jandaia, com foco em qualidade de software, oferta 60 vagas

A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a B3, a Bolsa do Brasil e suas empresas coligadas – BLK, PDTEC e Neoway, com sede em São Paulo – anunciam o lançamento do módulo Jandaia do programa mandacaru.dev, cujo tema será “Qualidade de software”. A iniciativa busca lapidar talentos do sertão cearense na tecnologia da informação para atuação no mercado financeiro nacional.

As inscrições para as 60 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, terão início às 6h desta quinta-feira (21), encerrando-se às 12h do dia 29 de dezembro, no site do programa.

Imagem: logomarca do programa mandacaru.dev

Podem se inscrever estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES) do Ceará, regularmente matriculados em 2023.2, desde que tenham sido aprovados nas disciplinas de Estrutura de Dados e de Programação Orientada a Objetos. É recomendado ter conhecimento prévio de Git, um sistema de controle de versão de códigos.

As 60 vagas disponibilizadas serão distribuídas da seguinte forma: 40 vagas para discentes da UFC, 15 vagas para discentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e 5 vagas para discentes de graduação ou de pós-graduação matriculados em outras IES do Ceará. Há um cadastro de reserva com vagas adicionais (por ordem de inscrição) para o caso de algum dos 60 selecionados do módulo não comparecer às duas primeiras semanas de aulas. O resultado da seleção será divulgado por e-mail no dia 16 de janeiro.

O módulo Jandaia ocorrerá de 20 de janeiro e 9 de março de 2024. Todo o curso será realizado de forma on-line, tendo aulas assíncronas e síncronas (aos sábados pela manhã, às 9h). Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

MÓDULO IBIAPABA – No dia 9 de dezembro houve a conclusão do módulo Ibiapaba, o primeiro do segundo ciclo do programa mandacaru.dev. Ministrado pelo Prof. Wellington Franco, do Campus da UFC em Crateús, o último encontro do módulo, com foco em ciência de dados, contou com a apresentação das soluções desenvolvidas pelos discentes para uma banca de convidados da B3, em um momento de muito aprendizado e demonstração de talento.

Imagem: tela de computador

O time vencedor do módulo foi formado por estudantes do Campus da UFC em Sobral: Cauã Braga de Lima, Francisco Evandro Ribeiro Martins Filho, Yann Lucca Miranda Martins Barros, Geovana Rodrigues da Pascoa Souza e Akyla Aquino. “O projeto mandacaru.dev foi fundamental para aprofundar meu entendimento na área de ciência de dados, além de trazer experiências compartilhadas por profissionais atuantes nesse campo”, disse Akyla, eleito aluno destaque do Ibiapaba.

Já de acordo com Geovana Rodrigues, “o mandacaru.dev certamente é algo que sempre irei me lembrar; foi uma experiência única e que me proporcionou adentrar na área de ciência de dados”, afirmou.

SAIBA MAIS – O programa mandacaru.dev foi lançado em 2021. Seu primeiro ciclo contemplou três módulos de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras. Os estudantes que mais se destacaram em cada um dos módulos tiveram a oportunidade de conhecer a B3, em São Paulo.

Fontes: Bruno Matos, pró-reitor-adjunto da PROGEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Allysson Allex Araújo, docente da Universidade Federal do Cariri – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300