Professores da UFC são nomeados membros dos Comitês de Assessoramento do CNPq

A Universidade Federal do Ceará (UFC) teve 4 professores nomeados, no último dia 29 de junho, membros dos Comitês de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em diversas áreas de pesquisa. No total, são  14 professores da UFC atuando em comitês de assessoramento do CNPq. Os comitês destinam-se a prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos a sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

Imagem: homem branco com blusa azul, cabelo castanho curto em sala com computadores

Foram nomeados os professores da UFC: Charles Casimiro Cavalcante (Departamento de Engenharia de Teleinformática/CT), Carlos Felipe Grangeiro Loureiro (Departamento de Engenharia de Transportes/CT), Maria Lúcia Magalhães Bosi (Departamento de Saúde Comunitária/Faculdade de Medicina) e Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (Departamento de Administração/FEAAC). 

O Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) do Centro de Tecnologia da UFC, foi nomeado membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq, na subárea Telecomunicações  Sistemas de Telecomunicações.

De acordo com o professor, as atividades desenvolvidas no comitê serão de julgar as propostas de apoio a pesquisas (editais de fomento, como Universal e de Eventos) e de formação de recursos humanos, como bolsas no país e no exterior.  

“É a primeira vez que participo do comitê. Na verdade, salvo engano, é a primeira vez que alguém do Ceará é convidado para o Comitê da Área de Engenharia Elétrica e Biomédica. Sobre a relevância, por ser o julgamento das propostas de apoio à pesquisa do país, o impacto é bastante grande e tem destaque a atuação no auxílio da consolidação de políticas públicas para a ciência no país”, destacou.

O mandato do professor Cassimiro Cavalcante no comitê vai de 1º/7/2024 a 30/6/2027, que é formado por seis membros titulares e dois suplentes. Ele explica que o CNPq fomenta desde bolsas individuais (mestrado, doutorado, pós-doutorado e de pesquisa) a projetos inteiros: “As temáticas que concernem ao Comitê de Engenharia Elétrica e Biomédica são amplas e cobrem aspectos (não exaustivos) de: processamento de sinais biológicos, comunicações móveis, internet das coisas, sistemas elétricos de potência, automação industrial, inteligência artificial, dentre vários outros”, ressalta.

O Prof. Charles Cassimiro Cavalcante é também coordenador-adjunto de Programas Profissionais na Área de Engenharias IV na CAPES.

Confira a lista dos professores da UFC que integram os Comitês de Assessoramento do CNPq em suas respectivas áreas e subáreas:

Fonte: Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC ‒ fone: (85) 3366 9467