Aberto edital com 27 vagas para professor efetivo nos campi de Fortaleza e do Interior

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, de 17 de setembro a 7 de outubro, inscrições para concurso público de professor do magistério superior. São ofertadas 27 vagas para os campi de Fortaleza, Crateús, Sobral e Russas, conforme estabelecido no Edital nº 90/2024.

As exigências relativas a cada um dos cursos estão descritas no edital. O mesmo documento traz informações completas sobre como realizar as inscrições, taxa de inscrição, reserva de vagas e informações sobre a seleção, entre outras.

Veja a seguir a lista das vagas disponíveis:

CAMPI DE FORTALEZA

Departamento de Biologia – Uma vaga para o setor de estudos Evolução, Diversificação, Distribuição Geográfica e Conservação de Angiospermas, exclusiva para pessoas negras. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Geografia – Uma vaga para o setor de estudo Linguagem Geográfica Aplicada à Linguagem Espacial, exclusiva para pessoas negras. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Letras Vernáculas – Uma vaga para o setor de estudo Língua Portuguesa. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Uma vaga para o setor de estudo Nanomateriais. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Enfermagem – Uma vaga para o setor de estudo Enfermagem no Processo de Cuidar de Adultos em Situações Clínicas e Cirúrgicas. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Farmácia – Uma vaga para o setor de estudo Controle de Qualidade Microbiológico e Garantia da Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Contabilidade – Uma vaga para o setor de estudo Contabilidade Financeira e Teoria da Contabilidade. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Departamento de Medicina Clínica – São três vagas, sendo uma para o setor de estudo Clínica Médica/Nefrologia/Semiologia, de 40 horas semanais; uma segunda para o setor de estudos Clínica Médica/Pneumologia/Semiologia, de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Essa vaga é específica para pessoas com deficiência. E uma terceira vaga para o setor de estudo Medicina de Família e Comunidade na Saúde do Adulto/Internato de Saúde da Família e de Comunidade, de 40 horas semanais, específica para pessoas negras.
Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente – Uma vaga para o setor de estudo Ginecologia e Obstetrícia. Vaga de 40 horas semanais.

CAMPUS DE SOBRAL

Curso de Engenharia Elétrica – Uma vaga para o setor de estudo Matemática para Engenharia. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Curso de Psicologia – Uma vaga para o setor de estudo Psicologia Escolar e Educacional. Vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Curso de Medicina – Duas vagas, sendo uma para o setor de estudos Semiologia/Internato em Saúde Coletiva, de 20 horas semanais, reservada a pessoas negras; e outra para o setor de estudos Urgências Médicas/Clínica Médica/Internato, de 20 horas semanais.

CAMPUS DE RUSSAS

Área de conhecimento Ciências da Computação – Duas vagas, sendo uma delas para o setor de estudo Algoritmos e Programação de Computadores, com 40 horas semanais, com dedicação exclusiva; e outra para Análise, Estrutura e Manipulação de Dados, com 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, reservada para pessoas negras.
Área de conhecimento Engenharias I (Civil) – Uma vaga para o setor de estudos Materiais e Construção Civil, de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Área de conhecimento Engenharias III (Mecânica) – Duas vagas, sendo uma para o setor de estudos Mecânica dos Solos e outra para Projeto e Dinâmica das Máquinas. As duas vagas são de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Área de conhecimento Engenharias III (Produção) – Duas vagas, sendo uma para o setor de estudos Engenharia de Qualidade e outra para Operações e Processo. As duas vagas são de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

CAMPUS DE CRATEÚS

Setor de estudo Algoritmo, Grafos, Otimização e Teoria da Computação – Uma vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Setor de estudo Engenharia de Transportes – Uma vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Setor de estudo Inteligência Artificial e Ciência de Dados – Uma vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Setor de estudo Matemática Aplicada a Ciências e Tecnologia – Uma vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, reservada a pessoas com deficiência.
Setor de estudo Pesquisa Mineral – Uma vaga de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

Outras informações sobre as vagas estão no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC.

Fonte: Divisão de Concursos e Admissões da PROGEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.