Mestrado Profissional em Filosofia recebe inscrições para turma 2025 até 21 de outubro

Estão abertas, até 21 de outubro, as inscrições para a turma 2025-2027 do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). De acordo com o Edital n° 006/2024, serão ofertadas 308 vagas a serem distribuídas nos 25 núcleos locais do PROF-FILO.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) conta com oito vagas, sendo quatro para ampla concorrência, uma para pretos e pardos, uma para indígenas, uma para quilombolas e uma para pessoas com deficiência.

Para participar, os candidatos devem possuir licenciatura em qualquer área e estar ministrando aulas de Filosofia ou, caso ministrem outra disciplina, possuir licenciatura em Filosofia. Os interessados devem estar em efetivo exercício da docência, preferencialmente em escola da rede pública de ensino.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulário eletrônico. No ato da inscrição, o candidato deve indicar o núcleo para o qual pretende pleitear vaga.

A seleção consta de duas etapas: avaliação de projeto de pesquisa e arguição oral sobre o referido projeto. Os resultados de cada etapa serão divulgados no site do Mestrado Profissional em Filosofia. Para os selecionados, as atividades didáticas terão início a partir de 3 de fevereiro de 2025.

Informações sobre documentação necessária para as inscrições, especificações do projeto de pesquisa e da arguição, cronograma do processo seletivo, entre outras, podem ser acessadas no edital.

SAIBA MAIS O PROF-FILO é voltado para a formação em nível de pós-graduação de professores de Filosofia em exercício na educação básica. O curso é predominantemente presencial, com duração de 24 meses, e oferece aos concluintes o título de Mestre em Filosofia, com área de concentração em Ensino de Filosofia.

O PROF-FILO integra o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantido e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de oferecer formação continuada stricto sensu aos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com as políticas do Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal.