Pós-Graduação em Educação recebe inscrições para seleção de mestrado e doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) anuncia a abertura das inscrições para a seleção das novas turmas de seus cursos de mestradodoutorado, com ingresso para o semestre letivo 2025.1. As inscrições estão abertas até 23 de outubro.

São ofertadas 46 vagas para o mestrado51 vagas para o doutorado, distribuídas em oito linhas de pesquisa: Avaliação Educacional; Educação, Currículo e Ensino; Educação, Estética e Sociedade; História e Memória da Educação; Humanidade e Educação; Linguagens e Práticas Educativas; Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola; Trabalho e Educação.

Em ambas as seleções, há reserva de vagas para políticas de ações afirmativas, contemplando candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans, conforme as políticas institucionais. O detalhamento das vagas está especificado por linha de pesquisa e eixo temático, atendendo ao foco acadêmico de cada área.

O processo de inscrição deve ser realizado por meio do Sistema SIGAA e complementado com o envio dos documentos necessários pelo site do PPGE. Entre os documentos exigidos estão projeto de pesquisa, currículo Lattes e comprovante de inscrição, além dos anexos específicos para candidatos das vagas reservadas. Os detalhes estão nos editais dos processos seletivos (mestradodoutorado).

A seleção ocorrerá em quatro etapas, sendo as três primeiras eliminatórias e classificatórias, e a última apenas classificatória. A primeira etapa envolve a avaliação do projeto de pesquisa; a segunda, uma prova escrita; a terceira, a defesa e arguição oral do projeto. A última etapa será a análise da ficha de produção acadêmica e a conferência do currículo Lattes.

Para mais informações sobre o cronograma completo, bibliografia sugerida e detalhes acerca dos processos seletivos, os interessados devem acessar o site do PPGE, onde informações e instruções pertinentes também serão disponibilizadas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.