Casa de José de Alencar

Foto do pátio interno da Casa de José de Alencar, com vista da fachada lateral do prédio.A Casa de José de Alencar, situada no Sítio Alagadiço Novo, foi adquirida em 1965 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), durante gestão do Reitor Antonio Martins Filho. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preserva, promove e difunde a obra do grande romancista cearense.

Além das ruínas arqueológicas e da edificação histórica, o conjunto arquitetônico abriga a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro, o Museu Artur Ramos e a Coleção Luísa Ramos. O Centro de Treinamento Prof. Martins Filho atende à UFC e a outras instituições públicas e privadas.

Foto da casa onde residiu o escritor José de Alencar.Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados das 8h às 15h

Acervo da Casa de José de Alencar

Coleção Arthur Ramos: Composta de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como a macumba e o candomblé, incluindo, também, peças africanas e peças relacionadas com a escravidão no Brasil.

Coleção Luiza Ramos: As Coleções de Renda  Luiza Ramos e do Ceará são importantes fontes de pesquisa, inclusive para a confecção e publicação de catálogos nessa área.

Pinacoteca Floriano Teixeira: Expõe 32 quadros - telas a óleo e desenhos -  do pintor maranhense Floriano Teixeira. Os quadros retratam personagens da obra romanesca de José de Alencar, como Iracema e Martim, Peri, Lúcia, Aurélia, Arnaldo, Emília, entre outros.

Biblioteca Braga Montenegro: Acervo particular do escritor Braga Montenegro, adquirido por volta de 1980 e que dispõe de mais de dois mil exemplares de obras dos mais variados gêneros e autores, entre eles o escritor José de Alencar.

Foto da sala com acervo de coleções da Casa de José de Alencar.Sala Iracema: Abriga coleção do artista plástico cearense Descartes Gadelha, cujo tema é a obra Iracema, de José de Alencar. A coleção, composta de 33 desenhos a bico de pena em nanquim e uma tela a óleo, transpõe para as artes plásticas as principais cenas do romance de Alencar.

Ruínas do Engenho: Ruinas do 1º engenho a vapor do Ceará, construído em meados de 1830. Sua inauguração foi o marco inicial da industrialização do Estado; nele se produzia da cachaça à rapadura.

Diretoria

Diretor: Frederico de Andrade Pontes
Endereço: Av. Washington Soares, 6055 - Messejana - CEP 60830-640 - Fortaleza - CE - Ver mapa
Fone: (85) 3366 9276