Secretariado Executivo

O que faz

Assessorar gestores de diferentes tipos de organização, da esfera pública ou da iniciativa privada, é a principal função do secretário executivo. Ele é capacitado para ser um cogestor, não só auxiliando dirigentes nas tarefas do dia a dia, mas também coordenando equipes, com o objetivo de garantir o cumprimento de metas e o bom funcionamento organizacional.

Esse profissional é responsável por controlar a agenda e o tempo de executivos, bem como acompanhá-los em compromissos e ajudá-los nos preparativos de viagens de negócios dentro e fora do País. Também trabalha na organização de reuniões e eventos corporativos. Em conferências internacionais, pode fazer tradução e interpretação de falas e textos. Pode se utilizar da taquigrafia (método de escrita rápida e abreviada) para transcrever discursos, palestras e apresentações, seja em português, seja em línguas estrangeiras.

O secretário executivo deve ser capaz de mediar conflitos e ser um facilitador das relações interpessoais. Na rotina de trabalho, produz relatórios técnicos e planilhas, além de lidar com procedimentos administrativos e comunicações internas e externas. Gerenciamento de arquivos e documentos e atendimento ao público são ainda algumas das diversas atividades que pode desempenhar.

O que estuda

Em função da amplitude e à generalidade do campo em que o profissional atua, a formação em Secretariado Executivo exige uma pluralidade de conhecimentos. Noções de Administração, Comunicação, Economia, Estatística, Psicologia e línguas estrangeiras, principalmente inglês e espanhol, integram a grade curricular da graduação.

Nos quatro semestres iniciais do curso da UFC, há disciplinas como Técnicas de Secretariado, Português Instrumental, Administração de Recursos Humanos e Organização de Eventos. Depois, os graduandos estudam Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comércio Exterior, Gestão Empresarial, entre outras disciplinas. No decorrer de toda a graduação, ainda têm seis disciplinas de Inglês e, nos últimos semestres, Estágio Supervisionado e Monografia. Fora das salas de aula, os estudantes encontram diversos projetos de extensão, grupo de estudos e núcleos de pesquisas dos quais podem participar.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O trabalho do secretário executivo se faz necessário em qualquer organização. Por isso, dificilmente faltam vagas de emprego para os graduados e de estágio para os estudantes. Órgãos de administração pública, empresas (de pequeno a grande porte, de diferentes ramos), multinacionais, bancos, hotéis e indústrias são alguns dos locais em que o profissional pode atuar.

No mercado, há grande demanda por profissionais bilíngues. Os salários podem até dobrar para aqueles que têm domínio de línguas estrangeiras, sobretudo o inglês. No Ceará, surgem oportunidades de trabalho principalmente em instituições de ensino, escritórios de advocacia, fábricas e indústrias em geral. A docência em universidades e a pesquisa acadêmica também são outras áreas de atuação.

Como é o curso na UFC

A graduação em Secretariado Executivo da UFC foi criada em 1995 e reconhecida pelo MEC em 2001. São ofertadas 50 vagas, com entrada anual, no primeiro semestre. O curso funciona no período noturno, tem duração mínima oito semestres e é oferecido no grau bacharelado.

Mais sobre o curso

Secretariado Executivo - Fortaleza