Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Design

O que faz

O designer trabalha em projetos. Ele se ocupa em conciliar da melhor maneira possível os aspectos funcionais, ergonômicos e visuais de um produto, de modo a atender com segurança às necessidades do usuário. Ao otimizar os valores de uso em seus projetos, leva em consideração as exigências estéticas e culturais do consumidor e as condições técnicas e econômicas de produção. Entre as especializações do Design, as mais conhecidas são Projeto de Produto, Design Gráfico e Design de Interiores.

O curso da UFC oferece duas vertentes: Design de Produto e Design Gráfico. O profissional da área de Design de Produto atua no desenvolvimento de projetos e na produção de bens de consumo ligados à vida cotidiana (como joias, eletrodomésticos e automóveis), bem como na produção de bens de capital (máquinas e motores, por exemplo). Pode ainda enveredar pela área cultural, projetando cenografias e ambientando exposições.

Já na área de Design Gráfico trabalha no desenvolvimento de projetos e produtos voltados para a comunicação e gestão da informação visual e gráfica, para comunicar visualmente um conceito ou ideia. Atua nos meios impressos, eletrônicos e digitais e desenvolve projetos ligados a criação de marca e pictogramas, identidade corporativa, sinalização de ambientes internos e urbanos, editoração de publicações, embalagens, webdesign, tipografia, ilustração, infografia e produções multimídias.

O que estuda

A estrutura curricular se divide em três ciclos. No ciclo da fundamentação, que inclui os dois primeiros semestres, são desenvolvidas habilidades básicas para o exercício de projeto em Design, em disciplinas como Geometria Descritiva e Desenho Técnico.

No ciclo da profissionalização, que vai do terceiro ao sexto semestre, são desenvolvidas habilidades específicas para o profissional da área, e as disciplinas de projeto se especializam em Projeto de Produto e Projeto Gráfico. No último ano, o aluno elabora um trabalho de conclusão de curso (TCC), sob a orientação de um professor.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Com a maior oferta de produtos e a facilidade de comparação, as empresas precisam se esforçar para ganhar ou manter espaço no mercado. Na disputa pelo consumidor, o designer de produto é um aliado para equacionar preço, qualidade e inovação e se diferenciar da concorrência. O designer pode trabalhar em diversas frentes, desde a pesquisa de matérias-primas até a racionalização dos gastos de produção.

O campo de atuação do designer gráfico é igualmente vasto, pois o profissional pode atuar com tudo que está ligado ao processo da comunicação. Vem ganhando mais espaço o trabalho relacionado a novas mídias, mas há também necessidade de ampliar canais já existentes, como publicidade, telefonia celular e mídia impressa.

De maneira geral, o designer pode se estabelecer em indústrias de produtos manufaturados, além de empresas jornalísticas, agências de publicidade e propaganda e produtoras de vídeo e cinema. Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas ou escritórios de design. Há ainda vagas em instituições governamentais e de ensino técnico, tecnológico e superior.

Como é o curso na UFC

O bacharelado em Design integra o Centro de Tecnologia e se localiza no Campus do Benfica. Trata-se de um curso jovem, criado em 2011 e com o primeiro ingresso no ano seguinte. Funcionando nos períodos da tarde e da noite, tem duração de oito semestres. A cada ano ingressam 40 estudantes.

Mais sobre os cursos

Design - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo