Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Dança

O que faz

Pesquisar a corporeidade dançante a partir das experiências estéticas acionadas pelo movimento e pelas novas configurações das artes do corpo é o que faz o graduado em Dança. Através do domínio dos processos de criação em dança que fundamentam a investigação na área das artes do corpo, o bacharel pode atuar como intérprete, coreógrafo, gestor, curador e performer, em espetáculos, eventos e produções de teatro, cinema e vídeo, bem como em projetos envolvendo relações com outras linguagens.

Já o licenciado em dança deve estar habilitado para realizar a constante revisão de procedimentos criativos e pedagógicos, observando as implicações subjetivas, fisiológicas e sociais das atividades de dança, principalmente em ambiente escolar. Deverá também ter capacidade de diagnosticar, analisar e contextualizar problemas referentes ao ensino da dança apresentados pela sociedade, bem como pelas comunidades acadêmica e artística.

Nesse sentido, o graduado em dança é habilitado para orientar a pesquisa corporal em projetos estéticos e pedagógicos nas áreas da dança, performance, teatro, vídeo e/ou nas atividades relativas à pesquisa, curadoria e gestão das artes do corpo.

O que estuda

A integralização curricular do curso da UFC compreende três áreas de estudos: teorias e práticas, ações pedagógicas; e estudos sobre educação, ética e estética. Teorias e práticas abriga estudos de Poéticas, Teorias e Práticas em Dança (Corpo, Criação e Coreografia, Linguagens Artísticas, Teorias e Práticas da Cena).

A área das ações pedagógicas é formada por estudos ligados à expressão corporal numa perspectiva da educação em dança, compreendendo Técnicas, Investigação e Percepção, Prática e Análise, entre outros. A área dos estudos sobre ética e estética integra os fundamentos éticos e filosóficos da corporeidade dançante.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Atualmente, há um grande número de oportunidades de trabalho para os graduados em Dança, resultado, por um lado, do reconhecimento da dança como campo de saber específico e, por outro, da expansão do vocábulo “dança” na direção de diversas atividades profissionais. Na área do ensino, isso se dá tanto por conta da Lei de Diretrizes e Bases, lei orgânica da educação brasileira, dentre suas providências, que define a obrigatoriedade do ensino das quatro linguagens artísticas, a saber: dança, teatro, música e artes visuais.

Nas áreas da pesquisa e da criação, os egressos do curso encontram oportunidades em companhias de dança, grupos independentes, projetos estéticos ligados à performance, videodança, TV, teatro, cinema, produtoras de vídeo, agências de publicidade, academias, eventos nacionais e internacionais de dança, secretarias federais, municipais e estaduais de educação e cultura, bem como na elaboração e coordenação de projetos de institutos culturais pertencentes a órgãos públicos e a empresas privadas.

Como é o curso na UFC

O curso de Dança comporta duas modalidades distintas: a licenciatura e o bacharelado. Ofertado no período integral com ênfase no vespertino-noturno, tem duração mínima de oito semestres e máxima de doze, com total de carga horária de integralização curricular de 3.200 horas. Na seleção para ingresso, são disponibilizadas 20 vagas anuais para o bacharelado e 20 para a licenciatura, sendo todos os candidatos classificados para ingressar no primeiro semestre de cada ano.

Mais sobre os cursos

Dança (Bacharelado) - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo