Solenidade no Campus de Quixadá abre ciclo de colações de grau de 2018.2 no Interior
- Terça, 22 Janeiro 2019 11:08
O ciclo de colações de grau do semestre 2018.2 da Universidade Federal do Ceará prosseguiu, na noite dessa segunda-feira (21), com a diplomação de 43 estudantes do Campus de Quixadá. Os concludentes são dos Cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Ciência da Computação e Design Digital, que formou a primeira turma, com cinco formandos. Os novos profissionais receberam, na sala multiuso do campus, os cumprimentos de amigos, parentes e autoridades universitárias.
O reitor da UFC, Henry Campos, que presidiu a solenidade, aludiu ao desafio de instalar há 12 anos, naquele campus, o ousado projeto de formação de pessoal qualificado na área de tecnologia da informação e comunicação. "Viemos para romper uma cruel realidade socioeconômica e ajudar Quixadá – e todo o Sertão Central – a ingressar de vez no século XXI, com tudo que o conhecimento pode prover para alicerçar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população."
O Prof. Henry fez um balanço dos avanços da UFC em ensino, pesquisa e extensão, pautados no binômio interiorização-internacionalização, mesmo em meio à crise que tem atingido o País nos últimos anos. E destacou o papel das universidade federais brasileiras nesse contexto. "Não é por acaso que, onde elas atuam, acabam sempre conquistando um importante patrimônio de credibilidade, mercê do compromisso com a excelência e do empenho com que se lançam em defesa de seus grandes princípios: a democracia, o pluralismo, a inclusão social, a liberdade criativa e o ideal da paz."
Ao parabenizar os concludentes, familiares, amigos na plateia, o reitor exaltou o trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos do Campus da UFC em Quixadá, "unidade acadêmica que oferece contribuição decisiva para a democratização do ensino superior de qualidade e cujos cursos, merecidamente, têm conquistado ótimos resultados nas avaliações internas e externas". Destacou também o sucesso do Curso de Design Digital.
FORMAÇÃO – Representando o corpo docente, a Profª Ingrid Monteiro, coordenadora do Curso de Design Digital, lembrou como foram os primeiros passos para a construção do curso, ainda em 2012. "Foram feitas pesquisas em cursos semelhantes dentro e fora do Ceará. E o resultado é que temos um curso único no Brasil, formatado segundo uma demanda recorrente da área de computação, que é a formação de profissionais sensíveis aos usuários de sistemas computacionais", afirmou.
Os cinco concludentes da primeira turma, iniciada em 2015.1, receberam os cumprimentos da coordenadora, que também destacou os diversos eventos e competições que têm participação de estudantes do curso, como Corredores Digitais, Campus Party e Cesar Summer Job.
Aos 43 formandos da noite, a representante docente recomendou serenidade. "Não tenham medo, vocês são bons; nós, professores, sabemos disso. Vocês estão preparados para os novos desafios. Continuem estudando, sejam curiosos. Mas nunca se esqueçam de se dedicar à família, aos amigos, aos momentos de lazer e diversão. Afinal, isso também faz parte da vida", declarou.
Concludente da primeira turma de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá, Deborah Ferreira Gomes representou os formandos da noite. Em seu discurso, homenageou as sete estudantes mulheres do Campus de Quixadá que colaram grau nessa segunda-feira. "Crescemos em uma sociedade machista, que culturalmente buscou nos distanciar da área da tecnologia, e ainda assim estamos aqui, teimosas e corajosas, mudando aos poucos essa realidade e fazendo o mundo um pouco menos difícil para as que virão a seguir", afirmou.
Recordando a caminhada e as mudanças durante o período da graduação, a representante discente agradeceu aos servidores docentes e técnico-administrativos e aos demais profissionais que atuam no campus e aconselhou os colegas a seguir em frente. "Então, formandos, quando tiverem medo, quando tiverem dúvidas, lembrem-se do quanto nós lutamos para chegar aonde estamos hoje. Aproveitem o hoje, levantem-se. Amanhã é um novo dia, vão e tentem outra vez. Uma hora vai dar certo", destacou.
Fonte: Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919