Procurar no portal

GTEL celebra 20 anos com videoconferências sobre telecomunicações na pandemia

Imagem: cartaz do evento nas cores verde e azulA pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios para vários setores da sociedade. Para os profissionais das telecomunicações não está sendo diferente. Com o isolamento social, a Internet e a telefonia móvel ganharam ainda mais importância no cotidiano de muitas pessoas. Para discutir o assunto, o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) da Universidade Federal do Ceará promove, a partir de segunda-feira (1º), uma semana de atividades sobre "Telecom em tempos de pandemia: desafios e perspectivas".

Em formato de videoconferências (webinars), as atividades reunirão pesquisadores e representantes de empresas e do Governo para debater a temática e celebrar os 20 anos do GTEL, completados neste mês de maio. Os encontros ocorrerão até sexta-feira (5), às 15h, pela Plataforma Zoom (os links de cada conferência serão divulgados posteriormente no site do GTEL).

"Já havia uma tendência crescente de utilizarmos aplicativos móveis nos celulares para quase tudo da vida pessoal e profissional. A pandemia consolidou as telecomunicações e o acesso à Internet como uma utilidade pública essencial. O fato de muitas pessoas poderem manter contato com entes queridos e mesmo trabalhar remotamente tem atenuado o sofrimento e as perdas inerentes a este período", destaca o coordenador do GTEL e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, que mediará os webinars.

Entre os palestrantes convidados estão: o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vitor Menezes; o egresso da UFC e primeiro sul-americano a receber da Ericsson o prêmio Inventor of the Year, Ícaro da Silva; o gerente de espectro, órbita e radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agostinho Linhares; o docente do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) Luciano Mendes; e o especialista sênior da Nokia Bell Labs, Fabiano Chaves.

20 ANOS – As atividades marcam os 20 anos do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL). O grupo, vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC, foi criado em maio de 2000 com a missão de desenvolver tecnologia em comunicação sem fio por meio de pesquisas acadêmicas e aplicadas.

Imagem: foto do prédio do GTEL, com fachada rosa e begeO Prof. Rodrigo Porto, coordenador e um dos fundadores do GTEL, lembra que, quando o grupo foi criado, a telefonia móvel começava a se expandir pelo mundo. "Era um tempo em que o celular ainda só fazia chamadas de voz, basicamente. Mas o potencial da tecnologia era imenso", recorda.

Em duas décadas, o GTEL tem realizado pesquisas para viabilizar a Internet de banda larga móvel, com contribuições principalmente para os sistemas 3G e 4G. "O GTEL desenvolveu, dentre outros, processos de múltiplas antenas e de garantia de qualidade das conexões", relata o coordenador do grupo.

Atualmente, o foco dos estudos dos pesquisadores está na tecnologia 5G, que, de acordo com Prof. Rodrigo Porto, permitirá downloads mais rápidos no celular e maior conectividade de objetos, eletrodomésticos, máquinas, veículos e sensores. Além disso, o grupo também participa de um projeto em parceria com universidades europeias para desenvolver uma versão 5G mais barata e acessível para áreas rurais e regiões com menos infraestrutura e atratividade econômica para as operadoras.

Além de laboratório de pesquisa, o grupo possui ainda cooperações com empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos. Exemplo disso é a parceria que tem com a Ericsson. Presente desde a fundação do GTEL, já são duas décadas de colaboração entre o grupo e a multinacional das telecomunicações, uma parceria que já rendeu inúmeras teses, patentes, publicações, softwares e intercâmbios. O projeto mais recente em conjunto pesquisa a evolução da tecnologia 5G.

Mais informações no site do GTEL ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, coordenador do GTEL e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300