Procurar no portal

Presidente assina decreto de criação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica no Ceará; UFC já desenha parcerias

O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo representaram a Universidade Federal do Ceará no evento de instalação da unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Nordeste. No evento, realizado na tarde dessa sexta-feira (19) na Base Aérea de Fortaleza, que receberá a sede, o presidente assinou o decreto que oficializa a criação do campus avançado, o primeiro fora de São José dos Campos (SP).

Imagem: Presidente Lula assina decreto, ao lado de Camilo Santana e Elmano. (Éden Barbosa/PROCULT)

A cerimônia foi aberta com o discurso da estudante Letícia Costa, aluna do 2º Ano da EEMTI Jenny Gomes, localizada no bairro da Base Aérea, e medalhista na Olimpíada Brasileira de Química para Meninas (QUIMENINAS). “Presidente, todos os dias quando chego na escola sou estimulada a voar longe. Esta nova sede do ITA faz com que milhares de jovens como eu vejam um sonho de perto. Estou radiante por estar a poucos metros de distância de onde sonhei estudar”, afirmou a moça, agradecendo ainda a todos que trabalharam juntos para “trazer essa conquista para o Estado”.

Sucederam a Letícia nas falas oficiais os ministros da Defesa, José Múcio, e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Vários governadores cearenses tiraram a educação da retórica e passaram para a prática. Hoje, fazemos aqui uma redenção para o Nordeste brasileiro. Estamos dando um passo para fazer um reparo histórico”, assinalou Múcio. Já a ministra reforçou que a instalação do ITA em Fortaleza carrega um simbolismo do enfrentamento das desigualdades regionais. “Aqui é uma terra de lutas libertárias, de um povo com grande capacidade. Essa é a compreensão do Presidente Lula, de que a ciência e a tecnologia devem estar ao alcance de muitos e a serviço dos que mais precisam”, citou.

Também falou na solenidade o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, que destacou os esforços interinstitucionais para viabilizar o projeto. “Esse processo sinérgico, ao ampliar a capacidade de fornecimento de ensino de alto nível, trará inúmeros benefícios à região Nordeste e a todo o nosso Brasil”, ressaltou.

Imagem: Professoras Diana Azevedo e Ligia Melo olhando para a câmera e sorrindo. (Éden Barbosa/PROCULT)

Para a Profª Diana Azevedo, a instalação de um campus do ITA – historicamente uma marca muito forte na educação – é, ao mesmo tempo, uma ação afirmativa e um reconhecimento dos esforços que os governos federal e estadual têm feito em prol da educação, principalmente no Ensino Básico. "Acredito que o ITA e a UFC têm muito a colaborar um com o outro. Nós já temos um curso de Engenharia de Energias Renováveis com laboratórios bem instalados e equipados, que nesta arrancada do instituto podem ser utilizados. Também cabem muitas possibilidades de colaborações com os dois cursos que serão implantados na extensão, na pesquisa e em estágios para os próprios estudantes do ITA”, enumerou a vice-reitora.

O Prof. Custódio Almeida, que recebeu na Reitoria em dezembro o então reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, disse, na ocasião, que a criação da nova sede do instituto diminui a disparidade do Ceará com relação a outros estados que têm um maior volume de instituições federais de ensino superior. “Vimos muitas possibilidades de colaboração, tanto didática quanto de laboratórios para servir a graduação e a pós-graduação. Ficou acordada a elaboração de um protocolo de intenções, ao qual daremos encaminhamento. São parcerias que fortalecem tanto a UFC quanto o ITA aqui no Nordeste. Com a chegada dele, a ideia é criar uma rede que possa inclusive envolver mais instituições de ensino superior no Estado do Ceará e na Região”, vislumbrou o reitor.

Imagem: Professor Custódio Almeida acompanhando a solenidade de criação do campus do ITA no Ceará. (Éden Barbosa/PROCULT)

“Essa ocasião é um momento histórico para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento no Estado do Ceará, mas também para o povo brasileiro", disse o governador Elmano de Freitas. Ele aproveitou o evento para anunciar que está em concepção pelo Governo do Estado o primeiro curso preparatório para o ITA exclusivo para estudantes oriundos de escolas públicas, o primeiro dessa natureza no Brasil. “É dar justiça de oportunidades, para que estudantes da nossa terra possam desenvolver carreiras brilhantes e seus projetos de vida, seja em São José dos Campos ou no ITA do Ceará”, explicou o governador.

O ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que o ITA no Ceará oferecerá o mesmo nível de excelência que a unidade de São José dos Campos. “Só teremos cursos diferentes dos de lá, até para não ter competição”, afirmou, referindo-se às duas graduações que devem ser ofertadas inicialmente pelo ITA em Fortaleza: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. “O Nordeste brasileiro é o grande produtor de energias renováveis do Brasil: solar, eólica, e o combustível do futuro, que é o hidrogênio verde. A seleção já será realizada ainda neste ano de 2024, destinando 50 vagas para a primeira turma de cada curso. Em breve, haverá também concurso para a contratação dos professores”, adiantou Camilo, fazendo menção ainda ao fato de que as obras devem começar “imediatamente”. Os recursos iniciais, da ordem de R$ 50 milhões, já estão garantidos.

Imagem: Pessoas reunidas em volta da pedra fundamental de criação do ITA no Ceará (Éden Barbosa/PROCULT)

Em seu discurso, Luiz Inácio Lula da Silva frisou que os gênios do Brasil e especialmente do Nordeste não precisarão mais sair de suas terras para “serem consagrados”. “Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram e pelos que vocês dizem a todos nós, brasileiros, sobre o que pode ser feito na educação do nosso País, mesmo sendo um estado não muito rico”, declarou o presidente. Lula mencionou também como medida importante para reduzir o déficit educacional no Brasil a Lei nº 14.818/2024, sancionada por ele no dia 16 de janeiro, que estabelece incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, aos estudantes matriculados no ensino médio público.

SOBRE O ITA – O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) foi criado em 1950 e é vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Ministério da Defesa. Promove um dos processos seletivos mais concorridos e exigentes do País, no qual cerca de 40% das vagas são ocupadas por estudantes cearenses. Referência nacional e internacional, a instituição é responsável por grande parte do fomento ao setor aeroespacial brasileiro e oferta cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de engenharia.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300