Reitor vai a audiências no MEC e na AGU sobre recebimento de imóvel no Porangabuçu e articulação com ensino básico

O Prof. Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará, esteve reunido em Brasília (DF), nessa terça-feira (12), com dirigentes do Ministério da Educação (MEC), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

A pauta prioritária foi o recebimento, por parte da Universidade, do terreno e do prédio onde estava sendo construído o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), no Porangabuçu.

Imagem: reitor entre gestores do MEC

Pela manhã, o reitor foi recebido pela secretária executiva do Ministério da Educação, a ex-governadora do Ceará Izolda Cela, com quem tratou dos desafios da educação básica e superior e do desenho de políticas públicas para a área. “Apresentamos um projeto de articulação entre Universidade e ensino básico, envolvendo a retomada das atividades de aprendizagem cooperativa na UFC. A ideia é envolver as demais instituições de ensino superior do Estado na oferta de formações que viabilizem essa articulação, inserindo os bolsistas universitários nas escolas públicas”, afirmou Custódio.

ft 230913 reuniao izolda agu gr

No período da tarde, houve encontro com o advogado-geral da União, Jorge Messias, para tratativas sobre a transferência do imóvel do Porangabuçu para a UFC. A construção do prédio foi iniciada pelo ICM, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos presidida pelo médico e professor da UFC Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, conhecido como Dr. Cabeto.

DISTRITO DE SAÚDE – Fechando a programação do primeiro dia em Brasília, o reitor participou de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, ainda sobre o recebimento do terreno e do prédio do ICM. Também participaram da reunião o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, e o Dr. Cabeto.

"A nossa expectativa é buscar uma solução definitiva para finalizar a transferência do imóvel para a Universidade, a fim de construir um novo hospital universitário. A unidade deve integrar, futuramente, o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu", explicou o reitor.

O ministro Camilo Santana informou que o ministério já fez aporte de recursos para reiniciar as obras do novo complexo, situado às margens da lagoa localizada no bairro do Porangabuçu e próxima ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM).