Projetos do novo memorial da medicina cearense e do Corredor Cultural do Benfica são tema de reunião

Um grupo de docentes da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará foi recebido, na tarde dessa quinta-feira (21), pelo reitor Custódio Almeida para uma reunião no Gabinete da Reitoria. O encontro abordou a criação de um novo centro cultural com ênfase em acervos históricos e museológicos da medicina cearense, a ser instalado em imóvel de propriedade da UFC localizado na rua Liberato Barroso, 525, no Centro de Fortaleza. A proposta de ocupação encontra ressonância no contexto do Corredor Cultural do Benfica, iniciativa abraçada como uma das agendas prioritárias da administração superior no campo da cultura.

Imagem: Da esq. para a dir: Prof. Fernando Siqueira, Janedson Baima, reitor Custódio Almeida, Prof. João Macêdo e Prof. Odorico de Moraes (Foto: Viktor Braga)

Situado na esquina com a rua 24 de maio e contíguo ao Theatro José de Alencar (TJA), o local foi o primeiro endereço onde funcionou a FAMED, de 1948 a 1959, quando a faculdade foi transferida em definitivo para o Porangabuçu. O prédio, que até dezembro será devolvido pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já abrigou o Curso de Odontologia da UFC em meados dos anos 1980. No início do século XX, o espaço sediou ainda o grupo escolar José de Alencar e uma escola de formação de normalistas.

Em sinal de deferência, o diretor da FAMED, Prof. João Macêdo, presenteou o reitor com um exemplar do livro Faculdade de Medicina 75 anos: história e desenvolvimento, lançado durante o aniversário de fundação da unidade acadêmica em 12 de maio deste ano. Para enriquecer o projeto do memorial de medicina, o dirigente mencionou a parceria estabelecida com a Academia Cearense de Medicina (ACM), surgida por ocasião do 30º aniversário da FAMED, em 1978, e as possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento, como história, arquitetura e letras.

“Nas comemorações dos 75 anos [da Faculdade de Medicina da UFC], a gente vislumbrou o potencial, não só para os profissionais da medicina como também para a cidade, ao retornarmos às nossas origens como faculdade, retomando um prédio com valor histórico e simbólico. Nesse centro cultural, teríamos áreas para acervos bibliográficos, exposições permanentes e temporárias, salas de reuniões e auditórios com capacidade para sediar eventos e simpósios”, afirmou Macêdo.

Imagem:

O reitor Custódio Almeida se mostrou amplamente favorável ao conceito do memorial da medicina do Ceará, o que, segundo ele, conecta-se a uma conjuntura atual bastante favorável à cultura. O gestor fez um paralelo dessas ações culturais com o projeto estruturante do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu, divulgado associadamente com o Corredor Cultural do Benfica para parlamentares da bancada federal cearense no início desta semana.

“Nesse contexto, a proposta que está sendo feita é absolutamente bem-vinda e vai fazer parte do portfólio da UFC. Além de qualificar o prédio, qualifica o Corredor Cultural mesmo e revitaliza a área. De minha parte, apoio e vamos trabalhar para isso se concretizar, com velocidade, inclusive”, compartilhou.

No percurso do Corredor Cultural do Benfica, compreendido entre a Reitoria e a Estação das Artes, o reitor salientou a existência de 25 equipamentos culturais distintos, públicos e privados. Prosseguindo nesse âmbito, Custódio sinalizou os planos de sua gestão para que, brevemente, em conjunto com a Concha Acústica, todo o andar térreo da Reitoria da UFC se transforme em um espaço dedicado a atividades culturais e aberto à visitação.

Confira depoimentos do reitor Custódio Almeida e do diretor da FAMED, João Macêdo, concedidos à UFCTV:

“O mais importante e o maior projeto que a UFC pode ter é cuidar, estruturar e conservar o que ela já tem. Porque nós temos 69 anos [de história] enquanto Universidade, o que é gigantesco e imensurável. Aquilo que a gente traz de novo é produto de tudo isso que está instalado, são as condições instaladas que nos permitem pensar em coisas novas”, ponderou o reitor.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED, Prof. Fernando Siqueira; o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), Odorico de Moraes; o presidente da Academia Cearense de Medicina, Janedson Baima Bezerra; e a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Kamila Fernandes.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Medicina da UFC – fone: (85) 3366 8001