Procurar no portal

Reitor recebe deputado estadual Renato Roseno e vereador Gabriel Aguiar; encontro pautou criação de mestrado e agenda ambiental

O reitor Custódio Almeida recebeu, na tarde dessa terça-feira (26), o deputado estadual Renato Roseno e o vereador de Fortaleza Gabriel Aguiar, com o objetivo de discutir a criação de um mestrado interdisciplinar na Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Ministério Público do Ceará (MP-CE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), além de outros temas da agenda socioambiental, como preservação de ecossistemas e comunidades tradicionais, transição energética e segurança alimentar e nutricional.

Imagem: Foto posada do deputado estadual Renato Roseno, do reitor Custódio Almeida e do vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar, na varanda da Reitoria da UFC

Além do reitor, do deputado e do vereador, participaram a docente do Departamento de Saúde Comunitária, Profª Maxmiria Holanda; o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Monteiro; o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca; e o assessor especial da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira.

O primeiro assunto discutido foi a criação de um Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde e Direitos Humanos. A ideia é que a formação interligue as áreas de direito, medicina e direitos humanos e funcione a partir do Departamento de Saúde Comunitária da UFC. O curso deverá ofertar vagas a servidores dos órgãos mencionados.

De acordo com a Profª Maxmiria Holanda, essa pós-graduação será um espaço dialógico de conhecimentos e de perspectivas inovadoras para que a saúde do trabalhador seja pensada como uma questão de saúde coletiva e não como algo individual e específico. “É de grande relevância social e também é inédito no País, nós não temos ainda mestrado profissional que faça essa interlocução”, ressaltou a docente.

Veja entrevista da professora Maxmiria Holanda à UFCTV:

O deputado Renato Roseno afirmou que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, da qual é presidente, tem utilizado dados de pesquisas produzidas na UFC para determinar a relação entre diversas doenças e exposição a riscos como agrotóxicos danosos à saúde e ao meio ambiente. Segundo ele, o que se quer agora é ampliar a escala dessas pesquisas e formar atores do sistema de justiça que estejam capacitados para estabelecer essas relações de causalidade.

Para exemplificar a importância do tema, o deputado lembrou que o Ceará foi o primeiro Estado a banir a pulverização aérea de agrotóxicos através de uma lei estadual e que esse feito teve como base investigações científicas realizadas na UFC. “Isso só foi conquistado porque nós temos farta pesquisa, inclusive demonstrando a insegurança desse tipo de modalidade agrícola. E agora a gente quer manter essa conquista graças, repito, às pesquisas desenvolvidas na universidade pública e avançar para a formação de novos atores do sistema de justiça em prol da saúde, do trabalhador e da saúde ambiental”, reforçou Renato.

Na reunião também foram discutidas opções para financiar o mestrado, como a possibilidade de a Universidade recorrer ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), formado a partir do recolhimento de multas pelo MP-CE. O orçamento previsto é de aproximadamente R$ 920 mil, e o projeto está em análise na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Depois de aprovado na PRPPG, o próximo passo é buscar caminhos para assegurar os recursos.

Imagem: Foto da mesa de reunião do reitor Custódio Almeida com o deputado Renato Roseno e o vereador Gabriel Aguiar

PESQUISA INTERINSTITUCIONAL – No curso da reunião, foi mencionada uma pesquisa em andamento da Universidade de São Paulo (USP) sobre as consequências ambientais de parques eólicos off-shore nos ecossistemas costeiros brasileiros. Os parlamentares levaram à administração a possibilidade de a UFC vir a integrar a pesquisa. “Se a base da pesquisa está mobilizada, cabe-nos, enquanto administração, apoiar os pesquisadores. Como encaminhamento, me disponho a conversar com o Prof. Marcelo Soares [docente do Instituto de Ciências do Mar da UFC e cientista- chefe do Meio Ambiente] para ver o que é necessário no acerto da participação da UFC nesse estudo da USP”, afirmou o reitor, acrescentando que o LABOMAR recebeu, recentemente, espaço e anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) para montar uma estação científica no Parque Nacional de Jericoacoara, cujos recursos já estão pactuados com o Ministério da Educação.

O reitor adiantou que um dos próximos passos da administração será montar um grupo de trabalho para a criação de uma secretaria de meio ambiente na UFC. Atualmente, a UFC conta com a Prefeitura de Gestão Ambiental, vinculada à Secretaria de Infraestrutura (UFC INFRA). “A secretaria é uma consequência. Se a Universidade quer dar prioridade à pauta ambiental, ela precisa ter um órgão que cuide disso porque essa pauta não é periférica”, enfatizou o reitor. O grupo de trabalho começará mapeando as áreas de atuação da nova secretaria.

Confira entrevista feita com o reitor sobre a audiência:

ENERGIAS LIMPAS – A transição energética no Ceará foi um dos temas abordados na reunião. A preocupação dos parlamentares é que sejam mitigados impactos da cadeia produtiva do hidrogênio verde no meio ambiente e nos modos de vida das comunidades tradicionais pesqueiras. Os parlamentares solicitaram apoio da Universidade para pesquisas nesse sentido, especialmente desenvolvidas no LABOMAR e no Departamento de Geografia.

Também se debateu a pauta da segurança alimentar e nutricional e falou-se sobre como os equipamentos da Universidade, via extensão, poderiam atuar nessa frente. Para o vereador Gabriel Aguiar, “a soberania alimentar pode ser alcançada nas comunidades por meio da ecologia, da agricultura urbana, da produção de alimentos em casa, em pequenos terrenos”.

O vereador ainda destacou o compromisso da UFC em se posicionar como um centro de produção de conhecimento voltado para a sociedade e para o meio ambiente. "A gente certamente tirou vários encaminhamentos positivos, para a UFC seguir se fortalecendo como uma frente de construção do conhecimento a serviço da sociedade e da natureza que a gente quer defender e construir daqui para frente", afirmou o ambientalista.

A UFCTV entrevistou ainda os legisladores, que fizeram um balanço do encontro:

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300