Reitor recebe presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher para discutir pauta extensionista

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu na tarde de ontem (28) equipe do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – composta pela presidente Janaína Fernandes e pela assessora Vile Matos – e a Profª Araguacy Paixão, vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte da UFC. O encontro teve como objetivo discutir suporte político da UFC à entidade e assistência às atividades de uma ação extensionista apoiado pelo conselho, o projeto Colcha de Retalhos.

Imagem: Da esquerda para a direita: Vile Matos, assessora do CCDM; Janaína Fernandes, presidente do CCDM; Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC) e Profª Araguacy Paixão (docente do ICA e coordenadora do projeto Colcha de Retalhos) posam no Gabinete da Reitoria. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

A presidente reforçou “o importante papel da Universidade no fortalecimento de ações que promovem empoderamento para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, já que a autonomia econômica é a base para contribuir com o encerramento do ciclo de violência na vida da mulher cearense”. O Colcha de Retalhos já atua nesse sentido, ao fornecer capacitação técnica em corte e costura para mulheres da região do Grande Bom Jardim.

Uma das demandas prioritárias do conselho e do projeto extensionista é a interiorização, que já deu um passo por meio de parceria com o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (CODESSUL) para levar as capacitações a oito municípios do Interior cearense em uma janela de tempo de dois anos. “Nossa dificuldade é porque são poucos bolsistas. Nesse caso da parceria com o CODESSUL, as prefeituras entrarão com recurso, mas o pessoal reduzido não nos permite fazer um trabalho com a excelência e amplitude que a UFC merece”, esclarece Vile Matos, idealizadora do Colcha de Retalhos.

O apoio da UFC também seria importante para possibilitar ações de amparo à saúde mental das mulheres assistidas pelo Colcha de Retalhos, com a oferta de escuta profissional, que pode ser provida por meio de parceria com o curso de graduação em Psicologia. “Muitas vezes, elas vão para as nossas atividades para respirar, desabafar, é um momento de alívio”, relata a Profª Araguacy, que coordena o projeto na Pró-Reitoria de Extensão e conta com bolsistas da graduação em Design-Moda para realizar oficinas e cursos.

Imagem: Em primeiro plano, o reitor Custódio Almeida (de costas) conversa com a presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Janaína Fernandes. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

A coordenadora conta que a geração de renda é um dos pontos-chave da formação, que transforma resíduos da indústria têxtil em produtos para venda. “O lucro das vendas das encomendas e produtos é rateado entre as participantes. No auge da pandemia, elas tiveram muito trabalho, com a produção de máscaras de pano”, relembra Araguacy.

Na audiência, o Prof. Custódio Almeida buscou, prioritariamente, ouvir para se inteirar das linhas de atuação do conselho e de sua relação com o projeto Colcha de Retalhos. Ele disse que, em projetos como este, o ganho para o universo extensionista é incalculável. “A Universidade vai, fornece sua expertise, mas traz muito mais de volta. A aprendizagem que retorna, impactando a qualidade técnica e a formação humana desses futuros profissionais de moda, por exemplo, é muito maior”, disse, fazendo referência aos bolsistas envolvidos.

Como encaminhamentos da reunião, a Reitoria deve viabilizar o encontro das equipes do conselho e do projeto com as instâncias de suporte psicológico da Universidade. Já a questão do pessoal disponível, sujeita à legislação vigente da concessão de bolsas de extensão, deverá passar por reavaliação quando do lançamento do edital da área, no fim do ano.