Liderado pelo reitor Custódio Almeida, programa Cientista Chefe da Cultura apresenta resultados do primeiro ciclo para SECULT

As equipes do programa Cientista Chefe de Cultura, lideradas pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, reuniram-se na tarde dessa quinta-feira (28), na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), para apresentar à secretária Luisa Cela, secretários executivos, assessores e gestores de equipamentos e institutos culturais os resultados do primeiro ciclo dos projetos integrantes da iniciativa. A entrega institucional da fase, que durou dois anos, envolveu metas dos projetos Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará e Tecnologia e Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará.

O Cientista Chefe de Cultura, Prof. Custódio Almeida, ressalta que os trabalhos da segunda fase já estão em curso, embora a finalização e entrega das ações da primeira fase ainda estejam ocorrendo. “Nossa avaliação é que o resultado tem sido muito favorável. O programa organiza informações e dados para que a gestão cultural do Ceará possa tomar decisões de forma mais acertada, tanto no campo do planejamento da cultura quanto no atendimento aos produtores e agentes culturais do Estado”, explica.

Imagem: pessoas em volta de uma mesa em reunião

Além de relatórios já entregues, um dos resultados apresentados foi a plataforma Sistema de Gestão Cultural (SIGULT), que trabalha em cima dos dados constantes do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do mapa cultural do Estado do Ceará e os expõe de forma georreferenciada em uma ferramenta de business intelligence. Informações sobre agentes culturais, editais de fomento, equipamentos culturais e diversos tópicos importantes para a gestão da cultura foram agregados. A explanação foi conduzida pelo Prof. Miguel Franklin, do Departamento de Computação da UFC, um dos pesquisadores da equipe do programa.

Outro dos frutos do programa que os presentes puderam conhecer em detalhes foi a plataforma Documenta, sítio que aglutina visitas virtuais imersivas e acervos digitais dos equipamentos culturais do Estado. A apresentação ficou a cargo do Prof. Eugênio Moreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC. “A ideia é interiorizar a plataforma agora, acrescentando equipamentos fora de Fortaleza, além de fazer um diálogo com projetos culturais e de turismo já consolidados, como a Rota do Café [no Maciço de Baturité] e a Rota do Couro [no Cariri]”, adianta o pesquisador, acrescentando que, em um segundo momento, também haverá a inclusão de atividades gamificadas.

Por fim, o Prof. José Carlos Lázaro, do Departamento de Administração da UFC, falou sobre o mapa da gestão cultural no Ceará. O recurso, que consiste em uma representação visual esquemática, foi apresentado com o objetivo de conectar as atividades já entregues e as que estão por ser realizadas no âmbito dos projetos do programa. O Professor José Antonio Macedo, Cientista Chefe de Transformação Digital, também esteve presente e fechou a reunião com a proposta de realizar um Workshop de Gestão de Dados e criar de uma Comissão de Governança de Dados, iniciativas que deverão beneficiar tanto as universidades envolvidas quanto o Executivo Estadual.

Imagem: sombras de pessoas vendo apresentação em sala escura

Coordenador do projeto Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará, o Prof. Ivânio Lopes, do Curso de Filosofia, classificou o momento como “missão cumprida”. “Estamos olhando para trás e vemos que nós alcançamos os objetivos. As entregas dos projetos ocorreram dentro do planejado, até melhor do que imaginávamos. Agora é hora de fazer com que essa produção, tudo isso que foi feito, seja sedimentada e incorporada pela gestão da SECULT.

A secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, ficou impressionada com a amplitude das entregas e disse que o povo cearense pode esperar ainda mais nos próximos anos, pois a pasta deve receber aporte da Lei Paulo Gustavo. “Nosso desejo, hoje, é ter funcionalidade, tanto para que os atores culturais possam ter acesso fácil para executar seus recursos quanto para nós gestores realizarmos com mais efetividade nosso trabalho”, afirmou, sinalizando que as entregas do programa ajudarão nesse intento.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da SECULT também disse esperar que os recursos agora entregues minimizem cada vez mais “divergências de dados, recebimento de relatórios e prestações de contas fora do padrão exigido e facilitem o fluxo de informação entre as instâncias da cultura”.

Da UFC, além do reitor, estão envolvidos com o programa Cientista Chefe da Cultura os professores Esequiel Fernandes (Campus da UFC em Russas), Mylene Vieira (Departamento de Engenharia Civil em Fortaleza), Eugênio Moreira (Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design), Ivânio Lopes (Curso de Filosofia – ICA), Alexandre Arruda (Campus da UFC em Russas), Miguel Franklin (Departamento de Computação), Alexandre Vale (Departamento de Computação), Gretha Maia (Departamento de Direito Processual), José Carlos Lázaro (Departamento de Administração) e Leandro Bulhões (Departamento de História), além de bolsistas graduados e estudantes de graduação.