UFC prestigia encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, com a presença do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin

A Universidade Federal do Ceará participou, representada pelo reitor Custódio Almeida, do encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, encerrando a quinta fase do programa vinculado à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), no Palácio da Abolição e contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições acadêmicas.

Imagem: Nafrente de um telão, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin discursa para o público dos Diálogos Exporta Mais Brasil. (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

De acordo com o vice-presidente, “a melhor maneira de exportar é trazer potenciais compradores para perto”. Isso foi feito pelo evento, que seguiu pela tarde com painéis temáticos e rodadas de investimento. “Nós estamos vivendo um momento de retomada da economia. O valor do câmbio internacional está competitivo, os juros futuros devem cair. O Ceará e o Nordeste estão crescendo em possibilidade de investimentos. A possibilidade de aqui ser um hub do mundo de hidrogênio verde é fantástica, ainda mais com obras estruturantes dos dois governos anteriores e do atual Governo Lula”, disse Alckmin. O ministro fez menção ainda ao papel de referência do Ceará em Educação, ao parabenizar o Estado por receber, em breve, a primeira unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) fora do Estado de São Paulo.

O ministro da Educação Camilo Santana sintetizou que, para alguns dos eixos prioritários no desenvolvimento econômico do Ceará, a posição geográfica do Estado tem sido determinante. Ele citou o cabeamento de fibra óptica, a confluência de voos comerciais e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como três beneficiários desse atributo.

Imagem: Em um piso elevado, mesa de autoridades observa o discurso de Geraldo Alckmin no auditório do Palácio da Abolição. (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

“O País só cresce, primeiro, com educação e formação humana; depois, principalmente com inovação e tecnologia. Temos grandes vocações, mas queremos crescer muito mais para gerar oportunidade, riqueza e melhoria de vida para o povo do Ceará”, declarou, parabenizando o ministro do Desenvolvimento e a ApexBrasil por reunirem setores empresariais produtivos estratégicos para cada Estado – no caso do Ceará, o artesanato foi um dos destaques.

A fala do governador também confluiu para as vocações estratégicas do Ceará. “Nós temos uma região com potencial de viabilizar parcerias com investidores da área da tecnologia da informação e da comunicação. Com o hub de hidrogênio verde, teremos um papel essencial na geração de energia limpa e competitiva no plano internacional. Seremos um elo importante da neoindustrialização à qual nosso vice-presidente sempre tem feito referência”, exemplificou Elmano de Freitas.

Augusta Brito citou como uma das prioridades do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará trabalhar para a mitigação das desigualdades regionais. "A gente fica feliz em perceber a importância do nosso Estado e de saber que agora a gente tem um presidente que acredita no Nordeste, que acredita sobretudo no Ceará. E temos um vice-presidente, neste momento aqui, para nos fazer acreditar que é possível verdadeiramente potencializar nossas capacidades, buscando um desenvolvimento econômico maior, firme e sustentável", destacou a senadora.

Segundo o reitor Custódio Almeida, foi uma honra que a UFC tenha sido mencionada nos cumprimentos das autoridades no evento como uma instituição fundamental para as pautas estratégicas de desenvolvimento econômico.O evento também viabilizou vários contatos importantes para a academia, e foi muito feliz a fala do ministro Alckmin ao reconhecer a aptidão do nosso Estado para despontar como uma referência em diversas áreas, indo do artesanato ao hidrogênio verde”, pontuou.