Reitor e secretária de Educação de Fortaleza abordam educação em tempo integral; Campus do Pici terá escola nessa modalidade

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu, no Gabinete da Reitoria, a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, na tarde dessa quinta-feira (28). Na reunião, foram discutidos temas como ensino em tempo integral, convênios para a formação de professores em programas de pós-graduação e expansão do Programa Cientista Chefe para o aprimoramento das políticas públicas.

Imagem: Foto posada da vice-reitora Diana Azevedo, do reitor Custódio Almeida e da secretária municipal de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha

A tônica do encontro dos gestores se deu em torno da proposta de uma nova escola pública de ensino fundamental II a ser construída dentro do terreno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com o intuito de servir à população das comunidades do entorno do Planalto Pici. Em colaboração com a prefeitura da capital cearense, a futura escola deverá funcionar em regime de tempo integral, com capacidade de atender 420 alunos do sexto ao nono ano, trazendo possibilidades de ampliar parcerias para projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Confira entrevista com a secretária Dalila Saldanha para a UFCTV:

Segundo Dalila Saldanha, atualmente, Fortaleza possui a quarta maior rede de ensino público do Brasil, com 240 mil alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental, que estudam em 625 unidades administradas pela prefeitura. A secretária ressaltou ainda a meta da gestão municipal de construir 23 escolas em tempo integral até 2024 para cumprir metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

“Analisamos as demandas das comunidades com altos índices de vulnerabilidade social na perspectiva de reduzir a violência entre os jovens. Então, as novas escolas serão todas construídas em áreas periféricas. Nós temos escolas em tempo integral, creches e ampliação de jornada, e isso nos dá a maior cobertura em termos de capitais do País, com pelo menos sete horas diárias”, afirmou. A secretária acrescenta que, além do português e da matemática, as unidades contam com atividades como projeto de vida, artes, cidadania, esporte, cultura e uma rede de proteção social.

Veja entrevista com a vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, para a UFCTV:

O reitor Custódio Almeida avaliou como positiva a ideia de edificar uma escola pública no terreno do Campus do Pici, salientando que toda a documentação relativa ao processo licitatório da construção da unidade de ensino precisará ainda ser avaliada pela Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo ele, que integra o Conselho Estadual de Educação, a escola poderá funcionar como um colégio de aplicação da Universidade, ao lado da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) e do Posto de Saúde Prof. Gilmário Mourão Teixeira.

“Ter equipamentos [na UFC] para as comunidades circunvizinhas, como o posto de saúde que tem lá, é uma forma de proteger o próprio campus. Podemos projetar, com a Prefeitura de Fortaleza, novos planos de iluminação pública e vias para facilitar o acesso de veículos”, complementou o reitor.

Confira entrevista com o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, para a UFCTV:

Além do reitor, participaram da reunião, como representantes da UFC, a vice-reitora, Profª Diana Azevedo; a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto; e o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David de Oliveira. Por parte da Prefeitura de Fortaleza, estiveram presentes a coordenadora da Assessoria Especial da Secretaria Municipal da Educação (SME), Terezinha Holanda, e a coordenadora da Academia do Professor Darcy Ribeiro, Germânia Medeiros.