Procurar no portal

Vice-reitora e delegação da UFC participam de eventos nacionais de Engenharia Química na Bahia

A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo, e uma delegação de docentes e estudantes representaram a UFC no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) e no 19° Encontro Nacional de Ensino de Engenharia Química (ENBEQ), ambos realizados em Salvador (BA) de 1º a 5 de outubro. Os eventos reuniram especialistas e acadêmicos de todo o País para discutir os avanços e desafios da área.

O COBEQ reúne, a cada dois anos, pesquisadores da academia e da indústria e é considerado o evento de maior destaque nacional no campo da engenharia química. Em sua 24ª edição, o congresso trouxe como tema central “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”. Já o ENBEQ busca integrar docentes, discentes e gestores de cursos de graduação e de pós-graduação em engenharia química em discussões sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem nas universidades brasileiras e no exterior, bem como apresentar temas atuais e de alta relevância, como a curricularização da extensão.

Imagem: três pessoas sentadas em cima de um palco conversam

Além da vice-reitora, a delegação da UFC foi composta pelos professores Luciana Gonçalves, André Casimiro, Samuel Cartaxo, Hosiberto Santana, Valderez Rocha, Andreia Pereira, Mardonio Lucena e Ivanildo Silva Júnior, do Departamento de Engenharia Química, acompanhados por 15 estudantes de graduação e de pós-graduação. Durante o evento, a Profª Diana Azevedo fez uma apresentação sobre a avaliação dos programas de pós-graduação da área de engenharia química. De 2018 até junho deste ano, ela esteve na liderança da área de Engenharias 2 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da qual a engenharia química faz parte.

Em sua explanação, ela abordou o histórico do crescimento quantitativo e qualitativo do campo e as mudanças introduzidas na última avaliação quadrienal (2017-2020) quanto à base de dados unificada qualis-referência, ao ingresso de jovens docentes, à valorização da autoavaliação e ao planejamento estratégico alinhado ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) de universidades e centros de pesquisa.

Ainda a respeito da participação da UFC nos eventos, o Prof. Ivanildo José da Silva Júnior coordenou o grupo de trabalho sobre novas diretrizes curriculares nacionais e curricularização da extensão, além de ter integrado a comissão organizadora do ENBEQ. Realizado desde os anos 1980, a vice-reitora enfatizou que o encontro tem desempenhado papel crucial na padronização dos currículos e no atendimento às diretrizes nacionais.

“A presença do [nosso] departamento foi marcante, tanto com palestras como na organização, o que demonstra a estatura que a Engenharia Química da UFC adquiriu em nível nacional, na graduação e na pós-graduação”, avaliou a Profª Diana Azevedo.

SAIBA MAIS – Em 2016, a UFC organizou o COBEQ e o ENBEQ, sediados em Fortaleza, e os eventos tiveram a presença de cerca de 2 mil participantes. A participação da Universidade em encontros dessa natureza reforça o compromisso da Instituição com a excelência acadêmica e a constante busca por inovação e aprimoramento.

De acordo com o Ministério da Educação, o curso de graduação em Engenharia Química da UFC é classificado com a nota 4, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) possui nota 7, conceito máximo, segundo avaliação da CAPES.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – fone: (85) 3366 7318 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300