Reitor e secretária Onélia Santana discutem parcerias para políticas públicas de proteção social

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, visitou, na tarde dessa segunda-feira (9), a sede da Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado do Ceará, no bairro Joaquim Távora, para participar de uma reunião com a titular da pasta, Onélia Santana. Os gestores trataram do fortalecimento de parcerias estratégicas entre a UFC e o governo estadual em temáticas como políticas públicas, primeira infância, inclusão, assistência social, e trabalho e renda.

Imagem: Da esquerda para a direita: secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes; reitor Custódio Almeida; secretária Onélia Santana; e assessora de Ações e Políticas da Assistência Social da Secretaria, Cynthia Studart (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Onélia Santana abordou o amplo escopo de atuação da SPS, que administra diversos equipamentos públicos como o Vapt Vupt e a Casa do Cidadão para a emissão de documentos e outros serviços, além de gerir programas sociais como Mais Infância Ceará, Primeiro Passo e Ceará sem Fome.

A secretária também solicitou o apoio da Universidade para alavancar o artesanato cearense como importante atividade cultural e econômica, com destaque para a renda de bilro. “Queremos a força e a potência da Universidade para contribuir com os projetos e os equipamentos de proteção social que temos no Ceará e em Fortaleza”, apontou.

O reitor Custódio Almeida ressaltou que a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e a Agência de Estágios podem colaborar bastante com o leque de programas desenvolvidos pela Secretaria de Proteção Social. Segundo o dirigente, há uma pluralidade de cursos de graduação ofertados pela UFC com potencial para cooperar com as políticas públicas de assistência social no Estado e nos municípios, a exemplo de Psicologia, Direito, Enfermagem, Pedagogia, Medicina, Ciências Sociais, Educação Física, Design-Moda e Música.

Imagem: Os gestores trataram do fortalecimento de parcerias estratégicas entre a UFC e o governo estadual (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“A carência da criança ao idoso é tamanha na nossa região e na nossa cidade, e qualquer que seja a proposta que a Universidade faça para atuar com essas pessoas dará a elas a oportunidade de crescer, de encontrar um lugar no mundo, de mudar de vida e de ter futuro. Temos tanto a fazer ainda, principalmente no que diz respeito às pessoas invisibilizadas, aquelas que não são devidamente alcançadas pelas políticas sociais. E o papel social que a Universidade cumpre ajuda na formação dos estudantes de todas as áreas”, ponderou o reitor.

Também participaram do encontro o secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes; e a assessora de Ações e Políticas da Assistência Social da Secretaria, Cynthia Studart.