Reitor recebe vereador Júlio Brizzi; encontro focou em desporto, cultura e demandas da FADIR

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, recebeu no Gabinete da Reitoria, ontem (23), o vereador de Fortaleza Júlio Brizzi. Acompanhado de assessores, o parlamentar, que é ex-aluno do Curso de Direito da UFC e deu seus primeiros passos na política dentro do movimento estudantil, expressou a expectativa de contribuir com a gestão para viabilizar projetos que venham beneficiar tanto a UFC quanto a comunidade.

Imagem: Reitor Custódio Almeida (trajando camisa cinza) posa ao lado do vereador de Fortaleza Julio Brizzi (de camiseta azul escura), no Gabinete do Reitor. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

O Prof. Custódio Almeida sinalizou que vários dos projetos estruturantes da atual administração da UFC envolvem, além da União, os governos estadual e municipal. “É importante demais esse diálogo, muitas dessas ações só serão concretizadas com o suporte do Executivo e do Legislativo das três esferas. Essa articulação política é essencial”, afirmou. O reitor acrescentou que está em planejamento para o primeiro semestre de 2024, dentro do espectro da programação de 70 anos da UFC (prevista para ser aberta em dezembro deste ano), um seminário sobre a história do movimento estudantil

“Estamos desenhando esse evento para conferir o valor que a história do movimento estudantil merece. Fazer grandes debates e mostrar que o movimento é uma grande escola política não é perda de tempo”, frisou o reitor, antecipando que personalidades políticas de relevância local e nacional – como o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação, Camilo Santana, o senador Cid Gomes e o próprio Júlio – foram representantes estudantis à frente de entidades de base e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Dias antes da audiência no Gabinete da Reitoria, o vereador esteve em contato com alunos de diferentes cursos e representantes de sua unidade acadêmica de origem, a Faculdade de Direito (FADIR), para trazer demandas atualizadas da comunidade discente. “Era uma obrigação minha como ex-aluno, ex-diretor do DCE e agora vereador de Fortaleza. Foi um momento muito rico para discutir esporte, cultura e assuntos estratégicos para a Universidade que precisam ser defendidos na cidade. Nosso mandato deve trabalhar para fortalecer ainda mais a UFC”, garantiu.

No tocante ao desporto universitário, o parlamentar pautou a inserção dos bolsistas de Incentivo ao Desporto da UFC em atividades recreativas nos bairros e nas comunidades do entorno do campus e o apoio financeiro aos atletas e às seleções, bem como benfeitorias estruturais no Complexo Poliesportivo da Universidade, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). O reitor detalhou a situação dos equipamentos esportivos e das obras paradas na unidade, para cuja continuidade a gestão tem trabalhado no sentido de obter recursos.

Imagem: Sentados à mesa, no Gabinete da Reitoria, o reitor Custódio Almeida (de costas, em primeiro plano) recebe o vereador Julio Brizzi e dois assessores, um homem e uma mulher. (Foto: Ribamar Neto/ UFC  Informa)

Júlio Brizzi também se prontificou a acompanhar de perto o projeto Restauro das Caixas-d’Água do Benfica, parceria entre Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE); Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR); e UFC. “Como ex-aluno da Faculdade de Direito, eu me sinto também responsável por acompanhar e apoiar melhorias, sejam elas reformas, questões como a vulnerabilidade social no entorno ou o futuro equipamento cultural associado às caixas-d’água que deve ser instalado ali”, ressaltou.

Custódio Almeida ainda atualizou o parlamentar sobre as iniciativas institucionais recentes sobre combate ao assédio e à violência de gênero, dentre as quais se destacaram as ações educativas na Semana do Servidor 2023 e o trabalho em curso para retomar as atividades da Comissão de Direitos Humanos da UFC. “A Universidade precisa ser exemplo nesses temas delicados”, salientou o professor, a quem Brizzi desejou ainda uma gestão profícua e repleta de resultados.