Nota da Reitoria: O suco está de volta ao RU da UFC em Fortaleza!

Em 8 de novembro, data da abertura dos nossos Encontros Universitários 2023, o suco vai voltar a ser ofertado nos restaurantes universitários dos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. A medida foi um compromisso nosso de campanha firmado com toda a comunidade acadêmica, em especial com os(as) estudantes.

Para implementar o suco, fizemos todos os ajustes necessários no contrato dos serviços de alimentação da Universidade. Esse processo foi alinhado com toda a administração superior, tendo a chancela da Advocacia-Geral da União (AGU). Por isso, precisamos desse tempo para encaminhar a demanda do ponto de vista jurídico e orçamentário.

O suco no RU garante qualidade alimentar e “alivia a sede” de todos que frequentam e fazem as refeições nos RUs da UFC em Fortaleza. A inclusão da preparação de sucos naturais nas refeições fornecidas pelo Restaurante Universitário da UFC representa uma melhoria substancial na qualidade nutricional das refeições disponibilizadas à nossa comunidade acadêmica.

Tal medida atende às reivindicações e expectativas dos estudantes, que têm manifestado interesse visível por opções alimentares mais saudáveis e equilibradas em suas refeições diárias. Vale mencionar que a oferta de suco já integra a composição das refeições nos outros contratos dos Restaurantes Universitários da UFC, localizados nos campi de Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

A Universidade é um sonho e uma conquista para os(as) jovens, em especial para quem vive em vulnerabilidade econômica e social. Mas permanecer na Universidade pode ser um desafio igual ou até maior que o ingresso. Transporte, alimentação, moradia, livros e equipamentos demandam investimento. Os discentes precisam de uma assistência estudantil integral, inclusiva e acolhedora.

Não há Universidade sem estudantes, e, para isso, todas e todos devem ter acesso garantido a benefícios que lhes permitam a vivência plena no ensino superior, não apenas em sala de aula mas na pesquisa, na extensão, no movimento estudantil e na troca diária com colegas e servidores docentes e técnico-administrativos.

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Reitor