Comitê de Governança acompanha indicadores do terceiro trimestre do PDI; aprovadas medidas do plano de continuidade do negócio

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, presidiu, na tarde dessa terça-feira (31), a terceira reunião do plenário do Comitê de Governança (CGOV) da UFC e a primeira do referido colegiado na nova administração da UFC. O encontro ocorreu na sala dos Conselhos Superiores da UFC, na Reitoria, e contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Profª Diana Azevedo, além de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e gestores de unidades administrativas.

Imagem: Foto do plenário da Sala dos Conselhos Superiores da UFC durante a reunião do Comitê de Governança da UFC

Segundo o reitor Custódio Almeida, a governança é uma “vitrine” para quem olha a Universidade de fora, a partir da avaliação de como estão ocorrendo os processos de tomada de decisão, o gasto do dinheiro público e o alcance dos objetivos da Instituição. “A governança é uma área em que sempre precisamos aprender, fazendo com que a missão institucional seja executada da melhor maneira possível. Nós, servidores docentes e técnicos, temos o que aprender, porque a gente sempre pode fazer melhor. Este comitê é uma sala de aula para todos nós que estamos aqui”, ponderou.

PLANEJAMENTO – Após a aprovação unânime da ata da reunião anterior do Comitê de Governança, realizada em 5 de julho deste ano, passou-se para a discussão acerca do monitoramento trimestral do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, que se encontra atualmente em fase de revisão. O dia 17 de novembro foi acordado como o prazo final para que os gestores das unidades acadêmicas e administrativas encaminhem as atualizações necessárias na revisão deste primeiro ano do PDI.

Para o conjunto de membros do comitê, como medida de transparência, a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Roberta Queirós, demonstrou como podem ser encontrados na Internet os indicadores de monitoramento do PDI, tanto no site do plano como na seção “Acompanhamento de Programas e Ações”, nos Painéis Estratégicos da UFC.

“A partir dessa revisão, estaremos atualizando a plataforma [Nosso PDI] com as novas ações e, no próximo ano, trabalharemos nos indicadores dos programas [institucionais]. A ideia é que durante todo o ano de 2024 a gente consiga incrementar o monitoramento com os indicadores para acompanhar de forma mais efetiva as metas e os resultados”, comentou a coordenadora.

GOVERNANÇA – No tópico seguinte da pauta da reunião, o diretor da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Luís César de Vasconcelos, retomou o conceito de governança conforme o Tribunal de Contas da União (TCU) para contextualizar o tema no âmbito da Universidade Federal do Ceará. Em linhas gerais, na apresentação da SECGOV ao comitê, foram abordados os aspectos de gestão de riscos, integridade e o plano de continuidade de negócio (PCN).

“Tudo perpassa pela governança, e a governança é basicamente você gerir o órgão da melhor forma para que se obtenha, com o menor custo e o menor esforço, o melhor nível de serviço possível, com bons resultados aos cidadãos em termos de serviços e políticas públicas”, comentou Luís César.

DECISÕES – Os membros do CGOV foram orientados sobre como proceder em incidentes previstos na gestão de riscos das unidades acadêmicas e administrativas da UFC. Dessa maneira, para mitigar riscos e possíveis danos ao patrimônio institucional, os gestores devem seguir reportando casos como quedas de energia elétrica e de conexão de Internet, falta de abastecimento de água, demandas por podas de árvores, destinação adequada de resíduos, manutenção predial e reparo de equipamentos, como elevadores e aparelhos de ar- condicionado.

Ao fim da reunião, para compor o rol de processos mapeados do plano de continuidade de negócio (PCN), os membros do Comitê de Governança foram consultados acerca de três pautas sugeridas para votação pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), todas aprovadas por unanimidade dos presentes. O primeiro tópico envolveu a retirada da indisponibilidade de local de trabalho por motivos de pandemias e episódios de saúde coletiva, e a inclusão no PCN do processo de concurso público para magistério superior. A segunda pauta contemplou a prorrogação de prazo para o início de 2024 referente aos fluxos dos processos de concursos docentes. O terceiro ponto votado abordou a implantação do Programa de Gestão de Competências para a formação de servidores de carreira para assumir postos de liderança na UFC.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.